FIZERAM UM CLONE DE MIM*

*Texto publicado em 1997 - na coletânea "Crepúsculo na Filipéia" - Seleção I Concurso de Contos e Crônicas -João Pessoa PB:1997 IMPRELL/CAAP/O Sebo Cultural –

Fizeram um clone de mim*

Osman Matos

*(considerar a época de 1997 em que a crônica foi escrita)

Com tanta gente no mundo e até importante, fizeram pouco de mim; fizeram outro de mim; fizeram um clone de mim. Estamos no finalzinho do século XX, em pleno ano de 1997. Uma réplica perfeita, tal como sou, um gêmeo que minha mãe não pariu e que meu pai jura só ter visto nascer um, eu. O caso é sério! Fiquei até certo tempo sem saber de nada, pois fui gerado e fui crescendo... Eu não! Digo, meu clone! Eu, o copiado, estou aqui sem identidade... Outro eu que não sou eu, por aí, sem meu controle.... Ah, cientistazinho se te pego! Já estou aqui preocupado... O que farei comigo? Digo, com o clone? E comigo também? O que vou fazer pelo clone, dele, pra ele, com ele? O que o clone vai fazer por mim, pra mim, comigo? Devo estar sempre perto dele, ou ele pra lá e eu pra cá?

Se eu fosse um homem importante como FHC, eu faria um clone sim, alíás, vários clones! Quantos países tem no mundo? Eu queria um clone em cada país visitando-os.A história me mandaria para o Guinness Book como o presidente que mais viajou para o exterior! Alguns clones ficariam no Brasil, apenas um resolvendo o problema dos Sem-Terra, outros dentro de cada uma estatal acelerando as privatizações, alguns atuando nas reformas que estão mais difíceis agora, após os clones... Fazer leis para se atingir a quem, se se tem clones?

E a reeleição ? Após meu segundo mandato, (se não fizerem um clone do Tancredo Neves antes), como não posso me trieleger, ficaria, popular como estou por causa do plano real, elegendo e reelegendo os meus clones! Verdadeiro império colon... Oops! império Clonenial!

E eu? Qual era o clone que queria ser clone de mim? Esse comum que já está por ai em meu lugar, não pediu pra vir ao mundo. Os outros também não. Só que após o Clone estar igual ao adulto, os cientistas cobrariam seus honorários: “Olha, eu não fiz de você um qualquer! Eu fiz de você um John Lennon!”

Eu pouco tempo descobri que eu, o primeiro clone humano, já não era o único. Senti-me um pouco melhor, embora não ainda conformado, ao ler várias manchetes nos noticiários...

Mandaram fazer um clone do PC Farias (ad memoriam). Condenaram-no e o puseram na cadeia, em regime fechado, sem direito nem a TV, só para mostrar que no Brasil a Justiça tardou mas não falhou!

O Clone de uma bicha deu errado. Não topou ser como sua matriz. Rebelou-se “muito macho”! a ciência diz que o erro ocorreu porque seu Tetravô era Lampião e que o único gen hereditário do cangaceiro nordestino derrotou milhões de gens afeminados...

Um réu homicida, para a surpresa do Tribunal do Júri, apresentou, vivo, a vítima que o laudo provava o óbito. Fora absorvido na hora! (ninguém desconfiou que o cabra era um clone!).

Estavam cantando: “Florentina, Florentina, Florentina de Jesus, não sei se tu me amas, pra que tu me seduz”. “O degolado falou: quem é o cantor?” Apareceu milhares de Tiriricas... “Rapazes, estão todos soltos!” – Sentenciou o delegado. - Colocá-los onde, se todos os presídios brasileiros já estão superlotados?

Na decisão da copa de 1998. O Ronaldo se deu mal, mal estar antes do jogão. Puseram o clone dele para dar ibope e o Brasil ter esperanças. O Brasil jogou com dez jogadores e um perna de pau, o clone, que nem pegou na bola! O técnico da outra seleção pôs cinco para marcar o Ronaldo, (a réplica perna-de-pau), mas quando percebeu que era um clone, desprezou-o e não deu outra: o Zidane , adversário, era o original e o Brasil não conseguiria ser penta campeão do mundo.

E o clone do Roberto Carlos? É o maior barato, mora? Comprou também um calhambeque, namora a namorada de um amigo dele, uma mulher de 40, é uma amante a moda antiga, é cheio de detalhes, pensa que é um negro gato de arrepiar e é tão desafinado que pede todo dia a Nossa Senhora para o público parar de mandá-lo pra o inferno, ao contrário dos fãs no nosso rei.

E o clone do Hitler, ao contrário de sua matriz, fez tanto pela paz que acaba de ganhar um Nobel! E O John Kennedy está vivo! Apareceu mais velhinho, é claro, dizendo que fingiu ter morrido todos esses anos, para não morre r de fato, pela máfia! Não quer voltar à política; vai deixar com o Bob e o Ted. Será um clone? Perguntam os americanos e o mundo..

O cientista que foi ao Japão e à China ganhar algum dinheiro com a clonagem faliu. Pra que japonês e chinês fazer réplica se são todos parecidos?

O clone do Nostradamus, usando a mesma técnica da água na bacia, anunciou: “ No ano de 2034 vejo uma grande guerra entre os homens... Não sei se homens x homens, homens x clones, ou clones x clones... Matrizes querendo matar os seus clones para arrancarem-lhes o coração, os olhos, os pulmões, os rins, o pâncreas... E os clones também lutando para sobreviver querendo os órgãos de suas matrizes...”

Olha, quem deu a idéia para o Ian Wilmut fazer a clonagem, foi Deus, quando tirou a costela de Adão para fazer Eva. Só que Deus fez uma clonagem ante geminiana. Deus foi o primeiro a mostrar que de uma célula adulta, faz-se outro ser! Esse negócio de clonagem hoje, é plágio!

Mas, voltando a mim...

-Hei! Dirijam a Câmera à mim!!! Sou eu quem estou falando! Ele não sou eu! Eu sou original!

-Você é o Clone! Eu é que sou a Matriz! – Disse, acreditem, o meu clone- E tomou conta da entrevista.

Fui até o Centro Regional de Primatas do Oregon em Bearveton nos Estados Unidos da América, peguei o Albert Einstein pela gola da camisa, era o clone dele, o primeiro pós mortem, quem fez o clone de mim) – Sacudi, apertei, suspendi...

- Olha aqui! Eu não estou agüentando mais! A minha mulher ta me dando chifre com meu clone, meu filho está chamando ele de pai, e eu? Como é que eu fico?

- Calma! Calma! – Disse-me o clone do Einstein, - Deixa esse negócio de querer ser o outro! Seja você mesmo! Pára com essa mania de perfeição! Você é uma réplica, entendeu?

Uma réplica! Uma réplica! Uma ré...

Poff!!!

- Acordei.

- Uffa!

Vou logo publicar esse conto, antes que algum clone meu por aí diga que a autoria é dele!