Em outro tempo.

Noutro tempo,diz-se, quando os animais falavam, faziam várias reuniões entre si. Havia entretanto um burrinho, bonito como todos os burrinhos enquanto são pequeninos, ficava á espreita meio escondido. Os tempos foram passando, e o burrinho cresceu. Com ele cresceu a ambição também. Via, enquanto espreitava, que quem dominava as reuniões era o leão. Aterrorizava todos os outros animais, com rugidos, peito inchado; Considerava-se a si mesmo (como certos humanos) de animal feroz.

O burrinho que entretanto cresceu, resolveu mudar de lugar, mas já levava consigo uma ideia fixa. Chegado ao novo destino, procurou um alfaiate, Mandou fazer um fato, o mais parecido com um leão, o alfaiate tão bem se saiu, que ninguém dava pela diferença. Deste modo, e na nova morada passeava-se pelas ruas, rugia, ameaçava, mandava. aterrorizava, batia no peito dominava pelo medo. Todos os outros bichos lhe rendiam homenagem, nunca tinham visto nada assim.Mas´há sempre um como em todas as histórias, mais esperto; em determinada reunião o leão estava zangado. Um ratinho esperto, ladino, matreiro, ambicioso.

Pensou, e decidiu, não pode ser.

Sorrateiramente pouco a pouco, foi-se aproximando deixando o lugar onde permanecia escondido, puxou-lhe por um fio do fato, caiu o disfarce, apareceu o burro tal qual era, tinha crescido em tamanho e estupidez. Logo ali se arranjou tal zaragata, tanta pancada levou, que desapareceu para não mais voltar. O ratinho, levado em festa ia agradecendo, que o que fizera era para bem do povo(diga-se dos animais) Mas já lhe ruminava a ideia, que não poderia manter-se ratinho por muito mais tempo, Pensava já nos dias em que poderia tornar-se "RATÃO". Embora pareça, não há coincidência: Não há,:isto foi no tempo em que os animais falavam.

Quo Vadis
Enviado por Quo Vadis em 01/01/2010
Reeditado em 22/10/2023
Código do texto: T2006398
Classificação de conteúdo: seguro