Canavieiras

Canavieiras

Todos os anos, mais precisamente no dia 02 de dezembro, o falecido coronel José Antônio se levanta de seu túmulo, às 3 horas da madrugada para andar pelas ruas de Canavieiras e relembrar o tempo em que era vivo, o seu tempo glorioso em que era um próspero fazendeiro de cacau e mandava naquelas terras e não um fantasma, um defunto que já passou para o outro lado da vida como é atualmente, não passa de uma alma penada a vagar pelo mundo, sem vida e sem direção, mas aí é que vocês se enganam, ele agora está liberto do fardo de ser um humano e prefere ser um fantasma do que o grande coronel que foi a cerca de 200 anos atrás.

Acompanha de perto todos os acontecimentos da cidade, mas prefere vagar nela no dia 02 de dezembro por ser o dia do seu aniversário. Se estivesse vivo, estaria fazendo 293 anos. Falecera com a idade de 93 anos, em 1810. Nascera no interior de Minas Gerais em 1717, na cidade de Ouro Preto e partira para Canavieiras, na Bahia, em busca de terras, com a missão de se tornar um fazendeiro de Cacau. Conseguira o que muita gente não conseguiu e depois que morrera, sua alma passou a viver eternamente. Deus lhe dera permissão para que, em todos os anos, no dia 02 de dezembro, pudesse vagar na cidade por 2 horas: das 3 às 5 da madrugada. O lugar onde mais gosta de passear em Canavieiras, na Bahia, é no Centro Histórico da cidade. Visitar a casa onde morou, quando era vivo. Como está mudada, mas gosta do clima sombrio e fantasmagórico de sua terra. Deus realmente é muito bom, ao permitir que visite a sua terra natal.

Ele, que agora é um defunto sem ambições. Já recebera a coroa da vida do Senhor Jesus Cristo e o aceitara como seu Salvador pessoal, quando era vivo, por volta dos 73 anos, lembra que entrara no templo de uma Igreja Presbiteriana, ajoelhara no chão, pedira perdão a Deus pelos seus pecados e pediu para que escrevesse o seu nome no Livro da Vida. Realmente valera a pena. Passou a viver eternamente!

Já são 3: 30 horas da manhã. Dispõe apenas de 1 h e meia para que volte ao Reino dos Céus. Tem que aproveitar sua curta temporada nesse mundo, seu passeio e se contenta em ser um velho fantasma que se distrai andando pela cidade. Percebe que muitas casas já não existem e de repente, um gato surge, saindo de uma casa abandonada. Os gatos vêem os espíritos e percebem a sua presença. Sai miando na madrugada sombria, fria e deserta. O gato caminha em sua direção, passa por ele, passa dentro dele e percebe que ele não é humano, mas é um iluminado e vai embora miando, olhando prá ele feliz da vida.

Ops! São 4 horas da manhã! Tem que visitar os seus descendentes. São mais de 500. É impossível visitar tanta gente. Abraão não dera conta de pregar para todos os seus descendentes, mas está tudo escrito na Bíblia e ele fora um coronel famoso. Todos os seus descendentes sabem que são descendentes dele, do finado Coronel José Antônio. Daqui a pouco, o anjo chegará com a sua carruagem que o levará ao Céu! Não tem pressa! Caminha tranquilamente pelas ruas antigas e calçadas da cidade. Resolve caminhar até o mar, chegando lá quando já são 20 para as 4 da matina. Fica um pouco andando pelas areias, quando dá de cara com o Anjo que vai lhe levar para sua morada eterna.