Naquele Edifício...

Acordou bem cedo, se é que dormiu. Via naquela entrevista uma oportunidade.

Tentou com um par de bons pensamentos espanar a poeira e fazer luzir a ultimamente tão fugidia auto-confiança. Qual a espessura da crosta de desprezo que teria que romper desta vez?

Tinha como ferramentas para isso uma ótima formação e uma vasta experiência. Sabia, entretanto, que uma era constantemente desafiada pela velocidade das transformações e a outra, a outrora tão valorizada capacidade de saber conduzir qualquer transatlântico pelo estreito caminho da barra até o porto, já não lhe rendia os aplausos de antes. Ou era simplesmente porque não conseguia ouví-los?

Chegou bem antes. Notou algo estranho: havia algumas cadeiras ocupadas por pessoas muito parecidas com figuras notórias. Rindo para ele ou dele? Será que até seus olhos agora conspiravam contra sua razão?

- Próximo ! Resumo de qualificações.

- Bom Dia. Aqui está.

Após algum tempo de análise e sobrancelhas franzidas, veio a pergunta:

- Aquí diz que o Senhor trabalhou durante 50 anos. O que significa isso?

- Eu sempre fui um trabalhador.

- Não vai me dizer que estudou também durante todo esse tempo?

- É, isso. Tentei manter o meu conhecimento em dia e nunca parei. Trabalhava durante o dia, estudava à noite e nos finais de semana. E, nas horas vagas, ainda ajudei minha mulher com nossos seis filhos.

- Quer dizer que o Senhor trabalhava, estudava e fazia filhos enquanto outros companheiros... e o Senhor no "bem-bom", totalmente alienado como se nada estivesse acontecendo?

- Mas...

- Não terminei ainda! Sem nenhuma marca na coronha e ainda tem coragem de vir aqui candidatar-se?

- Se o Senhor quizer eu canto agora mesmo "Prá não dizer que não falei das flores" de trás pra diante e trago a boina do "Che" que ainda tenho lá em casa. "Amo esa Isla"  do Pablo Milanés, era a canção de ninar das crianças. E eu só vim pelo cargo de porteiro.

- Porteiro? O Senhor está totalmente enganado. Aqui é pra Síndico.
Sín-di-co. E o Senhor não tem a mínima qualificação. 

- Próximo !

(Ufa, ainda bem que é só um conto surreal)
Rosso
Enviado por Rosso em 22/05/2010
Reeditado em 10/04/2011
Código do texto: T2273148
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.