'' SE FICAR O BICHO COME...se correr o bicho some ""

Tio Nivaldo nao tinha medo de nada. Tia Nina, sua esposa, sim.Ele valente, ela, coitada, medrosaaaasaaa!!! E Tio Nivaldo vivia assustando a coitada, de todo jeito...e a coitada apavorada, vivia nos sobreassaltos com '' Nivardo'', assim ela o chamava..."" Nivardo, seu marvado...pra mode de que ce coloco uma aranha peluda na panela deu faze rroz, quasi mi mata de susto, seu marvado"", ela chorava , ele ria, e nos criancas viviamos apavorados tambem...eu entao!!! eu era e sou ''cagao'' ate' hoje, imagina aos 11/ 12 anos?, e ele vivia contando '' estoria'' de tudo que era de medo...sacis, bruxas, fantasmas, espiritos, aparicoes, e o pior de tudo '' lobisomens'', que Tia Nina chamava de '' lobishomem"", ela achava, e tinha certa razao, que eles eram meio homem, meio bicho...morria de medo, coitadinha, hoje eu vejo como era triste ter medo...sei porque tenho!!!

Tia Nina levantava cedinho e preparava a marmita que Tio Nivaldo levaria ao trabalho, fazia com tanto amor e carinho , que nos criancas sempre queriamos que ela fizesse uma marmita para nos tambem...adoravamos comer na marmita que ela preparava, cheirava tao gostoso, tinha um sabor!!! e na maioria das vezes era apenas, arroz, feijao e ovo frito...que saudades!!!...e nos dias que ele trabalhava ate' meia noite, era seguranca de uma grande fabrica de colchoes de mola, e 'as quartas dobrava para poder descansar um sabado e domingo no mes, ela fazia duas marmitas para ele levar, dobrava na comida e no requinte...colocava para o almoco um tipo de comida e para a janta outro, e ate' sopa mandava junto, pao torrado...cuidava bem do estomago de quem ela amava, Tio Nivaldo,,,e ele tambem, do modo dele a amava...gente simples, da roca, do sitio, do interior , sao assim mesmo...nao gostam de demonstrar seus sentimentos, mas tem e bastante...saudades tenho deles....adorava ficar na casa deles, eu era filho unico, eles tinham quatro filhos, dois rapazes, duas mocas..e eu era considerado o quinto...era mimado e amado por la'.

E ele nao dobrou na quarta, dobrou na sexta desta vez, trocou com um outro funcionario, avisou minha Tia Nina e ela na sexta caprichou, ele almocou mas nao jantou, o chefe mandou vir lanche, tinham trabalho dobrado para fazer, a empresa pagou pelo lanche, e Tio Nivaldo pediu pizza e refrigerantes, nunca comia estas coisas e nem bebia, eram coisas '' caras'' para ele e para nos tambem, e o chefe mandando o pedido dobrado para Tio Nivaldo, comeu tanto e bebeu que ate' ficou com sono, dizia ele...e a hora de sair seria meia noite, mas o rapaz que iria ''pegar'' o turno ja' estava trabalhando e aceitou comecar seu turno 'as 11 horas e o chefe dispensou Tio Nivaldo nesta hora, ele sempre vinha 'a pe' para casa, vinha caminhando e pensando na vida e olhando a noite, nao tinha medo de nada, nunca nada aconteceu....e la' vinha ele.

E resolveu cortar caminho por um atalho que com isto ganharia tempo, era uma descida no meio do mato, nao muito alto nao, mas era um pequeno trilho, escuro, de dia tudo bem, ate' eu passava por la', correndo, mas passava e meus primos mesma coisa, mas de noite...neca de piquiritiba, nunca passavamos por la' 'a noite e minha Tia Nina avisando '' cuidadu...teim lobishomem pur la' di noiti, eu qui di casa ja' iscutei us uivus delis...eles si juntam pur la', ficam esperandu no escuru, os oios briando e tacam sim do' e nem pedade quem que qui seja...num iscapa ninguem delis nao...bla bla bla"" continuava ela..e Tio Nivaldo sempre debochando , gozando com todos nos...e foi entrando na trilho escuro, quando estava no meio, ouviu barulhos la' na frente, levantou a lanterna e nada viu, abaixou de novo e foi seguindo a luz e de novo, como uma correria, e levantou a lanterna e viu algo grande passando de um lado para outro do trilho...parou um pouco, apagou a lanterna e ouviu respiracao ofegante e foi sentindo um cheiro fetido e nao lembrava que cheiro poderia ser...acendeu a lanterna e viu...viu um, dois, treis...muitos cachorros grandes, peludos...em pe', bocas escancaradas, bracos terminando em maos com unhas enormes...nem pensou, derrubou a lanterna, que ficou la' no chao acesa e ele correndo e os cachorros correndo atras....

Sentiu suas roupas sendo arrancadas, tropecou, caiu, os cachorros arrancando suas roupas e machucando sua pele, sentiu na cabeca uma arranhada profunda, doeu, conseguiu se levantar, correu de novo...tinha ainda a marmita da janta na mao, nem sabe ate' hoje o porque nao largava....hoje eu saberia dizer 'a ele o porque:- tinha amor aquela comida gostosa...dar para os lobishomem? jamais!!! eu tambem nao daria nao...e quando viu a luz de um poste bem no fim da trilha, largou a marmita e os '' marvados lobishomens"" atacaram que nem loucos, atacaram a marmita, e Tio Nivaldo pode escapar, pelado, correndo e os bichos la' comendo e brigando pela comida....

Tio Nivaldo tinha perdido tudo la' no trilho, roupas, chaves, marmita e sangrando batia com forca na porta, Tia Nina atendendo assustada e nos todos acordando chorando e quando vimos ele todo sangrando foi aquela correria...Tia Nina colocou um pijama nele, chamou visinhos e eles acudiram, uns chamando outros e todos vieram, alguns ajudando a limpar as feridas, as mulheres e criancas apavoradas, Tia Nina chorando e alguns homens foram ate' o trilho e so' viram por la' os restos de roupas rasgadas e com sangue e a comida gostosa desaparecida, e a '' marmita'' toda amassada, um deles pegou, olhou e jogou de lado...nada viram mais.

A coisa na casa foi se acalmando, o sol raiando e ninguem dormindo, e Tio Nivaldo, valente, garganteiro que so' ele mesmo, contando tudo e se vangloriando que ele era o ''bao'' que tinha dado chutes, pontap'es e bofetoes nos '' lobishomens"" e alguem dizendo:- por que correu entao? e todo mundo rindo e ele se defendendo:- eram muitos...eu era um so'...se viessem um por um , dava cabo de todos, e todos rindo na casa.....e fomos dormir.

Acordamos com um grito de Tia Nina e ela continuava gritando...Tio Nivaldo correu de cueca mesmo, as criancas se agarrando em Tia Nina e um homem , um visinho bem conhecido, que morava la' bem em baixo, na bica d'agua, vivia sozinho, nao tinha familia e estava na janela da cozinha pedindo um pouco de comida...e trazia na mao a '' marmita'' famosa...e Tia Nina jura que sentiu nele o mesmo cheiro que Tio Nivaldo chegou em casa...''' bosta de galinha'' e jura tambem que viu merda, bosta de galinha na boca e na roupa dele...o coitado assustou, largou a marmita, sumiu, se escafedeu, se escondeu por dias e dias,,,,e o povo querendo saber a verdade...nunca souberam, ele sumiu de um dia para o outro...Tia Nina pegou a marmita com um pano velho, jogou no lixo e jura que sentia cheiro de bosta de galinha, bosta fresca ainda por cima, dizia ela...e eu quis saber : num sabia nao Zezito? que lobishomem come bosta de galinha e de nene novinho tambem...se ce dexa frarda sem lava na bera do tanque...eles vem e comem com o pano e tudo...credo!!!"" e eu acreditava nela e acredito ate' hoje.

E durante muito tempo Tio Nivaldo ao contar esta estoria no final dizia:- o que me salvou foi a marmita de comida de Nina, eles nao me queriam nao...queriam a comida, sentiram o cheiro e vieram atras...e eu nao dava e eles querendo, ate' que larguei e corri, ai eles pararam...sorte minha que tinha a comida dentro da marmita"" .

E eu ate' hoje pensando:- eu tambem nao daria...ahhhh se hoje eu tivesse uma marmita daquelas....que delicia!!!, mas eu teria comido antes, dispensaria o lanche da empresa e mandaria a brasa no arroz com feijao e ovo frito ainda mais com couve refogada...eu morria mas nao entregava.

E Tia Nina tinha orgulho desta ''estoria'', quando elogiavam sua comida, ela , toda '' farofeira'' levantava uma sombrancelha e rindo dizia :- puis e'hhh!!!! inte' lobishomem quiserum cume da minha cumida...inte' teve um tar delis qui veiu aqui em casa busca'...dei nao, ora esta, ondi ja' si viu? eu da' cumida pra lobishomem agora? so mae de '' panssudu'' nao?...e ria.

E nos criancas acreditando em tudo. Eu tinha um medo de ir la' em baixo na rua, a casa da bica d'agua estava vasia, ninguem mais morava por la'...morava sim, diziam, morava um lobisomem...e quem ia de noite la' ver se era verdade?....ninguem!!!

Voce iria?...entao vai.

*****************************

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 23/05/2010
Código do texto: T2275141