O Jegue de seu Pitoca!

O Jegue de seu Pitoca!

O amor existe e mora aqui, gritou um forasteiro no meio da feira.

Logo juntou vários curiosos, achando ser mais um daqueles que eloqüentemente fala aquele homem, coisa de feira do interior.

Esse era diferente, não tava nem ai com aquela aglomeração.

Já tinha até reporte e câmara filmadora apostos, continuava seu discurso, a falar do amor, do seu amor perdido, afirmava só lhe restara aquele jegue, um jegue de estimação, seu fiel companheiro.É que seu pitoca estava apaixonado e já tinha dado duas ou mais golada da branquinha.De rédeas nas mãos, segurava seu jegue Biscoito.

Ainda que o inesperado aconteça, como foi o último dilúvio das chuvas que caiam sobre aquela feira, Pitoca viu seu jegue Biscoito partir em disparada atrás de uma jumenta que estava em pleno cio, serena que comia bagaço de jaca.

Naquele domingo ficou marcado por todos que a feira da cidade de Itabí, fora totalmente destruída pelo jegue do seu Pitoca, foi uma tremenda correria, era barracas derrubadas, banca de frutas e verdura destruídas e o jegue atrás da jumenta. Relinchava umooooon on on on on on on oooo

Sem maiores conseqüências só os prejuízos dos feirantes ficou marcado para todos os populares o dia em que a feira fora destruída pelo jegue do seu Pitoco. Daí nasceu à idéia de se criar uma corrida do jegue em Itabi

Hoje uma atração turística do calendário Sergipano, a corrida de jegue.

“Criada em1979, a festa leva esse título devido à necessidade dos cidadãos itabienses em utilizarem o jegue como meio de transporte, durante muito tempo. Com o passar dos anos, a população do município aderiu aos veículos motorizados.

Mas a população não deixou de rememorar a festa. Durante esses mais vinte anos, a cidade de Itabi se esforça anualmente para levar ao público o melhor do sertão.

A festa que conta com a participação de boa parte da população na ornamentação das ruas e praças, é focada no seu principal símbolo: o jegue. Dentro dos festivos o animal serve como elemento na disputa pela melhor caracterização e pelo animal mais rápido – na consagrada "Corrida do Jegue".

Graças a seu Pitoca e seu jegue ambos apaixonados acontece essa festa na cidade de Itabi no sertão Sergipano.

Escrito em 14 de junho de 2011, por Orlando Oliveira

ORLANDO S OLIVEIRA
Enviado por ORLANDO S OLIVEIRA em 14/06/2011
Reeditado em 16/06/2011
Código do texto: T3035278
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.