Para qualquer um que queira ler...

Esta é uma historia que me foi contada por minha mãe, acredito que tenha acontecido fervorosamente. Gostaria de compartilhá-la pois sei que alguns aqui poderão se identificar com ela.Trata-se da historia de meu tio, irmão de minha mãe, ou mais precisamente sobre a morte dele.

De acordo com minha querida mãe os dois eram inseparáveis, o carinho um pelo era imenso e adorável, até hoje qualquer um que o tenha conhecido afirmam ter sido a pessoa com o coração mais gentil e nobre que já encontraram. Mas sempre á algo de errado na vida de qualquer pessoa, no caso do tio Nei era sua esposa, ao qual vivia infernizando minha mãe, armava complôs e mentiras para que seu marido brigasse com a própria imã.

Em uma dessas brigas os dois acabaram ficando sem se falar durante semanas, minha mãe já estava cansada de ter que agüentar as artimanhas descabidas de sua cunhada, e resolveu “não dar o braços a torcer”. E assim os dois ficaram sem falar por um mês.

Em um dia qualquer, nada especial, uma tragédia aconteceu, meu tio Nei morreu em um acidente de carro batendo contra um caminhão.

Quando souberam da noticia todos entraram em desespero, minha mãe principalmente, pois não conseguia se perdoar. Porque isso teve que acontecer? Ela pensava. Porque eu não deixei meu orgulho de lado e falei com ele? E assim sua mente era martelada, sem cessar, chorava, se recriminava, se culpava, se odiava...

No dia seguinte ao enterro, estava no quarto deitada na cama, uma tristeza profunda lhe tirava a paz deixando-a cada vez mais transtornada, estava tão compenetrada em sua própria dor que demorou a notar quem estava passando pela porta. Quando finalmente ergueu os olhos, seu coração pareceu ir até a boca e ficar lá. Com os olhos arregalados e a voz tremula, conseguiu finalmente dizer algo.

- Nei!!! O que você esta fazendo aqui? Você MORREU!!!!!!!!!!!!!!

Com um sorriso que não parecia de um morto, seu irmão respondeu como se fosse a coisa mais simples do mundo.

- Eu só queria falar com você....

Sem acreditar em seus olhos e ouvidos tornou a perguntar.

- Mas você morreu, eu vi seu corpo, o que ta fazendo aqui?

Com a mesma tranqüilidade meu tio deu à mesma resposta.

Dito isso sumiu do nada, minha mãe deu grito que fez meu pai vir correndo todo assustado perguntando.

- O que foi? O que aconteceu?

Minha mãe então contou sobre a aparição e a “conversa”, meu pai que muito gostava de meu tio, ficou arrepiado com a historia. Acreditou completamente nela, de acordo com ele era “bem típico do Nei”.

Logo depois minha mãe ganhou algumas peças de roupa de se falecido irmão, um costume praticado nestes arredores, e junto veio a camisa com o qual ele sofreu o acidente, o rasgo que havia nela era o mesmo que havia visto quando o espírito de seu irmão surgiu a sua frente apenas, querendo falar com ela.

Seria muito bom certo, que sempre tivéssemos essa segunda chance para concertar um erro. Mas sabemos que isto é algo muito difícil de acontecer, claro quem garante que tenha acontecido?

Porem aqui fica uma deixa, não permita que algo que mais tarde vais com certeza ver como tolo interfira em seu relacionamento, seja com seus familiares, sua cara metade ou seus amigos. Enquanto para alguns a vingança é um prato que se come frio, o orgulho é uma faca de dois gumes,você pode pensar que o está preservando mas só estará ferindo.

Que seus dias sejam sempre repletos de perdão e que a compreensão tenha sua casa como moradia.

Um abraço caloroso e que todos os seus anjos da guarda estejam de prontidão...