Borboleta azul

Na montanha oriental morava um sábio. Quando alguém precisava de um conselho, subia até a montanha para pedir orientação.

Uma menina muito curiosa e impertinente, sempre ia lá para importunar o mestre.

Tudo o que ela perguntava, o sábio respondia com precisão.

Ela queria pegá-lo de qualquer forma, porém todos os seus planos falhavam. Ele acertava todas.

Certo dia, ela pensou: Vou pegar um inseto, fechar a mão e perguntar para o mestre se está vivo ou morto. Se ele disser que está vivo, eu o esmago e abro a mão. Se ele disser que está morto, eu abro a mão com o bichinho vivo.

E saiu toda feliz contando vitória. Encontrou uma linda borboleta azul. Pegou-a com todo cuidado e fechou a mão.

Subiu a enorme montanha e o mestre estava meditando com as pernas abertas e as mãos estendidas.

Ela pergunta-lhe de súbito:

_Mestre, eu tenho uma linda borboleta na mão. Me responda. está viva ou morta.

O mestre abre calmamente os olhos, olha para cima e diz

_ Ela está em sua mão, o destino dela é você quem faz.

Se quiser que ela continue viva, solta-a;... se quiser que ela morra, esmague-a.

Assim somos nós, o nosso destino está nas mãos de Deus.

Desconhecido
Enviado por pintaeta em 09/06/2012
Código do texto: T3714869