* Os três irmãos e os três caminhos *

Três irmãos chamados: José, Pedro e João resolveram sair de casa, colocar o pé na estrada, a fim de conhecer o mundo. Criaram coragem e juntos falaram para seu pai.

O mesmo abaixou a cabeça entristecido e perguntou-lhes:

- Bem! Eu não queria que vocês fossem Vocês embora daqui. Mas já que vão... Querem a benção e pouco dinheiro ou a maldição e muito dinheiro?

José pensou e disse:

- Quero a maldição e muito dinheiro.

Pedro disse:

- Vou seguir meu irmão, vamos embora juntos. Também quero a maldição e muito dinheiro.

João pensou, coçou a cabeça e disse:

- Quero sua benção e pouco dinheiro.

O pai com lágrimas nos olhos amaldiçoou seus dois filhos e deu-lhes muito dinheiro e abençoou o outro e lhe deu somente um pouquinho.

Os três irmãos despediram-se de seu pai e foram embora.

Os dois irmãos cheios de dinheiro mangavam de João dizendo:

- Cabra besta! Só quero ver o que vai fazer com esse pingo de dinheiro, e tanta benção. Se pensa que vamos te dar do nosso, se enganou.

Caminharam juntos, até que chegaram numa estrada que tinha três caminhos, neste momento eles resolveram se separar e cada um seguir seu destino.

José foi pelo caminho do lado direito, Pedro no meio e João no lado esquerdo.

José chegou numa linda cidade, onde tinha muito luxo, muita festa, moça bonita e logo gastou todo seu dinheiro.

Pedro chegou num lugar quase deserto, onde não havia quase casas, moravam poucas pessoas e não tinha o que comprar. Mas gastou seu dinheiro quase todo só com a viagem.

João chegou numa lagoa, onde armou sua rede debaixo de uma árvore e foi dormir. Quando acordou havia uma festa na mesma, muita comida e bebida e uma jia que cantava lindas canções de amor. O mesmo resolveu ficar por ali.

Um ano depois, os três escreveram para seu pai contando como estavam vivendo e marcaram de visitá-lo no ano seguinte.

José ia se casar com uma moça linda e loira, filha de família ilustre da cidade no qual só pensava em luxar.

Pedro ia se casar com uma morena do corpo de violão, que queria tudo nas mãos sem nada fazer.

João gostava de conversar e cantar com uma jia na beira da lagoa.

O pai pensava:

- Meu Deus o que foi que fiz? Qual será o pior a benção e pouco dinheiro ou a maldição e muito dinheiro?

Acho dei pouco dinheiro para meu filho João, pois ele está se apaixonando por uma jia e morando de miséria.

Chegou o grande dia da visita e casamento dos três filhos na casa do pai. O velho estava ansioso e preocupado principalmente com o João.

Quando de repente chegaram José e Pedro com suas respectivas noivas. Faltando apenas João.

João chegou quase á meia noite, o mesmo encontrava-se suado, cansado, fedido e com uma jia no bolso de sua blusa e usava a mesma roupa que saíra de casa com ela e ainda possuía a mesma quantia em dinheiro que seu pai havia lhe dado, sem faltar nenhum centavo.

Seu pai e seus irmãos sofreram uma grande decepção.

- Que horror! Disseram eles.

Aconteceu a cerimônia do casamento dos três e todos foram para seus quartos com suas mulheres, inclusive João.

No outro dia foram surpreendidos por uma linda princesa bem vestida e perfumada que se encontrara ao lado de João.

A jia nada mais era do que uma linda princesa encantada, a mais linda nora daquele pai que chorava, sorria e agradecia a Deus ao mesmo tempo, quase não acreditando no que estava vendo.

No outro dia todos foram embora para suas casas e João foi para um palácio com sua princesa e levaram consigo, seu pai. E foram muito felizes.

Claudia Pinheiro
Enviado por Claudia Pinheiro em 01/09/2012
Código do texto: T3860593
Classificação de conteúdo: seguro