REVELAÇÃO


REVELAÇÃO

Miguel Carqueija


Quando Domenico revelou as fotos que havia batido no Jardim Botânico e outros locais pitorescos do Rio de Janeiro, não acreditou no que os seus olhos viam. Como fotógrafo artístico que era, freqüentador de exposições e concursos, mantinha o seu próprio estúdio nos fundos da casa. Deu graças a Deus por isso, já que três fotografias poderiam tê-lo encrencado.
Na escadaria da Biblioteca Nacional (Cinelândia) aparecia uma jovem sendo perseguida por um sujeito armado de faca — uma faca de cozinha. Na foto seguinte, tendo alcançado a moça, ele a apunhalava no peito, ela caída nos degraus e gritando de desespero.
Havia um terceiro retrato tirado na escadaria. O assassino aparentemente voltava a arma contra si próprio.
O rapaz sentiu-se confundido. Na ocasião em que fotografara aquele local, várias pessoas subiam e desciam. Nos retratos, porém, só apareciam aqueles dois personagens. Uma moça ainda bem nova e de cabelos compridos amarronados, um homem algo mais velho, alto e corpulento, cabelos ruivos. O que teria causado aquele estranho fenômeno? O filme era um Agfa comum, colorido, virgem; era inverossímil a presença daquelas imagens, mesmo se alguém houvesse trocado o cartucho por brincadeira; afinal as outras cenas que Domenico fotografara estavam todas lá.
A idéia de algo sobrenatural penetrou em sua mente. Mesmo assustado, o fotógrafo passou algum tempo analisando as imagens. Acabou deduzindo que o aspecto vazio da escadaria e da calçada devia-se à hora, pois amanhecia. O crime devia estar ocorrendo pelas seis da manhã. Mas, de qual manhã? Palpitou-lhe que deveria ser a próxima.


...............................................


Eram seis e quinze da manhã quando a garota pulou fora do carro em movimento, que derrapou em frente à escadaria da Biblioteca Nacional. O auto parou de qualquer maneira e um homem grande e com feições transtornadas saiu, brandindo uma faca de cozinha. A moça tentou subir a escadaria correndo, mas o pânico a fez tropeçar. O sujeito não teve dificuldade em alcançá-la. Ela gritava de horror e ele, cuspindo palavrões, ergueu a arma branca.
Soou um tiro.
O agressor, atingido no braço esquerdo, rolou os degraus e caiu sentado. Domenico se aproximou, exibindo seu revólver.
— Não tente nada — ordenou.
Mas o homem se ergueu e, desesperado, apunhalou a si próprio.
Domenico guardou a arma e aproximou-se da mulher, que se abraçou a ele.
— Graças a Deus você apareceu!
— Quem é esse homem?
— Meu marido. Eu me separei dele, e ele não se conformou, ficou me perseguindo e ameaçando. Ainda há pouco ele me seqüestrou sob mira de arma, e ia me levar não sei para onde, acho que ele ia me matar com requintes...
Domenico olhou para cima, os seguranças da biblioteca já vinham, alertados pelo tiro. O outro homem ferira-se mortalmente e já parecia estar morto. Felizmente, o fotógrafo tinha porte de arma.
— Relaxe — disse ele, sentindo súbita ternura pela moça. — Teremos de passar na delegacia, mas depois podemos conversar? Eu a ajudarei no que puder.
Enxugando as lágrimas, ela fitou-o intensamente e sorriu.



imagem freepik.com