Xeque-mate corrompido!

Após enorme expectativa, muita divulgação, estardalhaço proporcionado pelos publicitários, apostadores, divulgadores e meios de comunicação em geral, no inicio da tarde de 1º de Abril de 2050, duas linhas de frente formadas por PP1, PP2, PP3, PP4, PP5, PP6, PP7, PP8 e PB1, PB2, PB3, PB4, PB5, PB6, PB7 e PB8, cada qual protegendo seus nobres seguidores TP1, CP1, BP1, RP, DP, BP2, CP2, TP2 e TB1, CB1, BB1, RB, DB, BB2, CB2 e TB2, aguardavam pelo primeiro movimento da batalha!

Devidamente perfilados, separados estrategicamente por quatro trincheiras, os contendores olhavam-se com cara de ‘poucos’ amigos, semblantes totalmente frios e ameaçadores... PB1 e PP8 encaravam-se sem pestanejar!

Num repente, PB1 em linha reta, avançou por duas trincheiras, posicionando-se separado por apenas duas trincheiras em frente a PP8!

A sorte estava lançada!

Com um sorriso contido, PP8 pensou:

... Está correndo tudo como combinado. Vou avançar duas trincheiras

interceptando o avanço de PB1!

Ato contínuo assim procedeu...

Entusiasmado, arguiu:

... Perfeito! CB1 tem caminho livre para posicionar-se após PB3! CP1

tem de fazer sua parte na trama e posicionar-se após PP6!

Num salto magistral, CP1 saltou sobre PP7, deu uma guinada para a direita e posicionou-se após PP6.

PP8, exultante, contemplou:

... Plano seguido à risca! CB1 deve agora, ocupar a posição ao meu

lado!

E não deu outra. Em excelente manobra, CB1 avançou duas trincheiras à frente e ‘guinou’ à direita, estancando exatamente ao lado de PP8!

Alguns contidos murmúrios se podia ouvir no silêncio quase sepulcral até então reinante naquele enorme salão!

Alguns experts analisadores do desafio comentavam a ousadia do desafiante colocar um de seus C em posição na qual poderia, em movimentação seguinte, capturar PP6 e colocar em xeque DP!

Alheios a tudo, os contendores prosseguiam com o combinado. Sem maiores delongas, CP1 ‘sobrevoou’ acima de CB1, posicionando ao lado de PB1.

Sem frustrar os prognósticos dos experts, CB1 ‘capturou’ PP6 e colocou DP em xeque!

Os experts se perguntavam em sussurros quase inaudíveis:

--- Como o campeão deixou-se envolver tão facilmente pelo

desafiante? Com apenas sete movimentos, já estava com sua

principal peça em xeque!

No tabuleiro, PP8 exultante sabia exatamente todas as respostas às indagações incrédulas dos avaliadores.

A primeira etapa já havia sido vencida. Sem sua assessora maior, o ‘intragável’ RP seria presa fácil e em breve estaria sucumbido sob o cheque-mate. Bastava apenas que dessem seguimento ao plano urdido e depois era só comemorar o feito inédito!

Sobre o tabuleiro em festa reinaria RB e todos seus súditos remanescentes da gloriosa empreitada, a bem da verdade não muito lícita, mas que compensatória pela vitória final! À exceção dele, todos os prepotentes representantes do reinado de RP, estariam sob o jugo de RB, que deveria recompensá-lo generosamente!

Em seus resquícios de uma atuação ‘quase humanística’, ainda exaltou o peão:

--- Aqui como lá, por vezes também suborno e corrupção ajudam

vencer!

Qualquer semelhança com atuação na vida real, NÃO é mera coincidência!

Nota do autor:

TP1 e TP2 === Torres das peças pretas do jogo de xadrez

TB1 e TB2 === Torres das peças brancas do jogo de xadrez

CP1 e CP2 === Cavalos das peças pretas do jogo de xadrez

CB1 e CB2 === Cavalos das peças brancas do jogo de xadrez

BP1 e BP2 === Bispos das peças pretas do jogo de xadrez

BB1 e BB2 === Bispos das peças brancas do jogo de xadrez

RP ======== Rei das peças pretas do jogo de xadrez

DP ======== Dama das peças pretas do jogo de xadrez

RB ======== Rei das peças brancas do jogo de xadrez

DB ======== Dama das peças brancas do jogo de xadrez

PP1 a PP8 ==== Peões das peças pretas do xadrez

PB1 a PB7 ==== Peões das peças brancas do xadrez