O Convidado





Fora convidado a ir à festa do Dr. Murilo Rubião. Ao chegar ao local do evento fora recepcionado por um cavalheiro elegante, circunspeto, que alegou não poder autorizar a sua entrada ao recinto, porquanto seus trajes eram inadequados. Arnóbio retrucou, dizendo ter sido convidado pessoalmente pelo anfitrião, que não fizera nenhuma alusão aos trajes e disse mais, que o Dr. Murilo não era afeito a etiquetas sociais e não se oporia à sua presença, ainda que estivesse nu. O fato de estar usando jaqueta jeans, enquanto sob os seus pés as chinelas coloridas serviam de calçados, não constituíam um problema, não era a sua intenção transgredir as normas sociais. Tinha os pés cobertos de cravos, que o impedia usar sapatos. Mas o recepcionista permaneceu irredutível. Protestou contra a sua teimosia, acrescendo que a verdadeira causa de não permitir que ele se adentrasse ao salão de festas era por estar usando meias, que não combinavam com a indumentária. Propôs descalçá-las, mas o recepcionista disse sentir desaponta-lo, pois anotara no livro de visitas que“a entrada do cidadão Arnóbio não fora permitida por usar meias, que não combinavam com o conjunto dos trajes”, e acrescentou: “Além disso senhor, o livro de visitas não pode ser rasurado”. Em mais uma tentativa, Arnóbio pediu para chamar o anfitrião, mas o recepcionista virou-lhe as costas dizendo: - O Dr. Murilo Rubião não se encontra mais no salão de festas. Acabou de se despedir dos convidados. Se o ilustre quiser esperar, talvez ele retorne depois da meia-noite.