Sonho desfeito - 1º colocado AMBEP/RJ - 2016

Sonho desfeito

(1º lugar AMBEP/RJ - 2016)

A corrida estava chegando ao fim. Milhares de participantes já haviam desistido. Quando o ponto de chegada tornou-se visível para o primeiro colocado, os demais concorrentes quedaram exauridos pela renhida disputa. À medida que o primeiro colocado se aproximava da consagração, passou a prestar atenção à voz que vinha abafada pela barreira de músculos ao seu redor:

- Atualmente o homem atingiu um estágio perigoso sobre o planeta. Sua teimosia e a falta de humildade em reconhecer seus erros, estão arrastando a humanidade para os caminhos do sofrimento coletivo. Cada vez mais ele está massacrando a Natureza. Canalizou seus esforços em demasia no desejo de obter o poder a qualquer custo, provocando com isto situações litigiosas entre os povos, que acabam em conflitos bélicos de alto poder destrutivo, afetando também aos que se consideram neutros nas fúteis questões que provocam desavenças freqüentes. Reluta em experimentar passar o comando do planeta à mulher, pois a vaidade o impede de enxergar o equilíbrio que pode trazer esperança e qualidade de vida para as populações carentes.

Após breve pausa, a voz prosseguiu:

- A mulher, sacrificada por tantos séculos, obrigada a um papel passivo dentro da sociedade, perdeu muito tempo administrando a família e cuidando dos filhos. E na maioria das vezes ainda foi censurada por exigir um pouco de carinho e reconhecimento em troca deste trabalho. Agora, ela está enfrentando uma batalha árdua para recuperar o tempo perdido. Certamente seu sexto sentido sinalizou o perigo que a humanidade corre se o rumo não for alterado em tempo hábil. Ela está gastando todas suas forças nesta luta, pois além de continuar preocupada com seus filhos e o orçamento doméstico reduzido, tem de enfrentar a discriminação criada para obstruir seus sonhos por uma melhor qualidade de vida. É preciso alta dose de coragem e determinação para desempenhar este papel. Portanto amigo, agora você vai decidir seu rumo ao fim desta brilhante competição.

O primeiro colocado começou a ler os dizeres da faixa à sua frente.

“Parabéns espermatozóide ligeiro! Você venceu a corrida. Este óvulo o aguarda com ansiedade. Escolha o cromossomo que mais lhe agrada e forme mais um ser humano”.

Ele deu uma freada brusca e penetrou num poro vago que o levaria à bexiga. Contaminou-se com a cerveja que ali passava e faleceu em segundos.

A fecundação não chegou a ser iniciada. O sonho daquela família em gerar um herdeiro ficou adiado para uma próxima relação.

FIM - Haroldo P. Barboza