O tempo

A lembrança ficou, o tempo é mesmo inexorável com as pessoas a mocidade não é eternamente e a velhice teima em assolar, para muitos até massacrar. Era assim que via a minha mãe já com seus noventas e lá vai tantos anos.

Meus pensamentos voavam através dos tempos, pensava:

--- como é que pode, minha mãe ainda moça tomando conta de mim, repreendendo, até mesmo batendo em mim, nos meus irmãos (que era brava ela era) tudo no seu vigor da mocidade, tanto vigor que quando eu nos meus 7 e poucos anos dizia:

--- mãe, hoje eu não vou à escola. Resposta taxativa:

--- você vai.

--- não vou.

Quando percebi que ela já ia procurar a vara eu falava, já vou, mas sua prontidão de me acompanhar até a escola me fez ir em disparada, imagine passar tanta vergonha! Mas o Incrível aconteceu, não sei se foi mágica, ao chegar no local de ensino, minha mãe já estava de prontidão me observando, e olha que de minha casa até chegar na escola era chão pra caramba.

Eu observava aquela mulher com quase 100 anos, por conta dos outros, minha irmã cuidava dela quase que interruptamente. Novamente martelava em meus pensamentos:

---Ah! Minha mãe, dona Maria Vitória. Catequista emérita por mais de 60 anos. Autodidata, pois mal teve dois anos na escola, legiões de alunos reconheciam, agradeciam a mãe que os adotou, ensinou muitos caminhos insondáveis do sobrenatural. Agora estava ali, às vezes dizendo coisas desconexas, um monte de coisas belas que seu cérebro adquiriu, estava encoberto, perdido?

Eu insistia, nos meus pensamentos, é claro:

--- Deus porque não a preservou da escuridão da mente, permanecendo ali intacta a sua história, pois és o Salvador? Os porquês pareciam sem respostas.

Numa noite minha irmã permaneceu quase em claro, os cuidados com minha mãe teve que ser exaustivo. No outro dia ela exclama:

--- Que noite!...

Minha mãe na pouca lucidez diz:

--- Seja tudo o que Deus quiser!

Minha irmã responde:

--- Deixa Deus saber disso!

E novamente o incrível acontece, minha mãe responde:

--- Você não sabia que todos os meus tormentos, até o fim de minha existência, Deus já sabia tudo?

O silêncio pairou no ar, mais uma lição do sobrenatural sua mente esboçou.

Em 2010, minha mãe parte para a viagem sem volta...