Um pacto com o diabo

E desejando Wolfgang, bispo de Ratisbona, construir uma igreja em local ermo e deserto, onde apenas uma densa floresta existia, orou a Deus pedindo-lhe que enviasse ajuda para erguer o templo, e nenhuma resposta recebeu a princípio. Finalmente, surgiu diante dele o demônio Urian, antigo perseguidor de Wolfgang, que troçou de suas preces.

- Pelo que vejo, não há homem suficientemente tolo para ajudá-lo a edificar a sua igreja!

- De fato, este é um lugar bastante deserto; - admitiu Wolfgang - por outro lado, parece-me que o Senhor acaba de atender as minhas orações.

Desconfiado, o demônio olhou em torno e viu somente árvores.

- Além de nós dois, não há mais ninguém aqui.

- Você falou em ajuda humana, mas eu não orei a Deus pedindo especificamente por ela... orei pedindo ajuda - declarou o bispo, encarando Urian de braços cruzados.

- Está insinuando que Deus mandou-me aqui ajudá-lo, louco? - Rosnou o demônio, apontado-lhe um dedo terminado numa unha curva e suja.

- Quando Deus determina, até o diabo deve trabalhar para atendê-lo - retrucou Wolfgang.

- Pois perde seu tempo, pois não vim ajudá-lo - Urian também cruzou os braços. - Exceto, é claro, se tiver algo que me interesse.

- Creio que a única coisa que interessa a um demônio são as almas que consegue levar para o inferno. Tal não posso lhe dar, como sabe.

O demônio começou a brincar com sua cauda peluda.

- Já que falou nisso, penso que podemos chegar a um acordo mutuamente vantajoso. Eu o ajudo a construir a sua igreja, desde que a primeira alma que entrar nela, após estar concluída, seja minha.

- A primeira alma, você diz? - Avaliou Wolfgang, mão no queixo.

- A primeira alma é minha! - Exclamou o demônio.

- Façamos um acordo por escrito, então - replicou o bispo.

Usando de magia negra, Urian fez surgir um pergaminho e uma pena de corvo. Como tinta, usou o sangue do próprio braço. Escreveu os termos do pacto, que Wolfgang leu cuidadosamente.

- Estou de acordo - disse finalmente o bispo.

- Assine - comandou Urian.

E tendo Wolfgang assinado, o demônio fez surgir do nada uma linda capela de pedra, com bancos de carvalho e uma imagem de Nossa Senhora no altar. Sentaram-se os dois lá dentro, para aguardar a entrada da primeira alma, o que não demorou muito: subitamente, um grande lobo esbaforido e coberto de sangue entrou pela nave, perseguido por um caçador armado com uma besta.

- Parem! - Gritou Urian.

Perseguido e perseguidor deteram-se, atônitos.

- A alma do caçador é minha - disse o demônio, erguendo-se do banco.

- Não tão depressa, Urian - atalhou o bispo, levantando-se em seguida. - Leia os termos do nosso pacto: a primeira ALMA que entrasse na igreja seria sua... e nesse caso, você pode levar o lobo para o inferno. Nós não falamos em alma IMORTAL.

- Você me enganou - rosnou Urian.

- Trato é trato - ponderou Wolfgang. - Leve sua alma e não me importune mais.

Bufando de ódio, o demônio agarrou o lobo pelo pescoço e desapareceram os dois, numa nuvem de fumaça negra.

- [28-10-2018]