A CRISE

A CRISE

Esta estória aconteceu num remoto lugar no interior do Brasil; os protagonistas deste acontecimento insólito é uma família de agricultores.

Esta gente vivia uma pacata rotina em seu pequeno, mas prospero rancho, ordenhando suas vistosas vaquinhas, labutando incansavelmente, mas proveitosamente em sua horta, descansando um pouco ao meio dia e a tarde trabalhando alegremente até o cair da tarde; as mulheres nos afazeres domésticos, e os homens nos trabalhos da granja, porem aos domingos a rotina era quebrada, com a ida da família a igreja, e a tarde as costumeiras quermesses, era lá que eles se inteiravam das novidades locais, vida pacata, mas agradável; até que um dia...

Um certo mascate aparece no lugar, e lá chegando convence o homem a comprar um lindo radio que funcionava a pilha e a bateria, ele convencido a adquirir aquele fenomenal invento, numa felicidade contagiante mostra a sua família, ele exultante ouve diariamente as noticias que estão em evidencia; propagandas de artigos diversos, que sendo adquiridos abriam as portas da felicidade, coisa e tal.

Em outras horas noticias falando de desemprego, uma tal de crise lá pras bandas do norte, numa tal de Europa e Estados Unidos, lugarejos estes que ele nunca havia ouvido falar, uma tal de bolsa Nasdag caindo, aumento dos insumos,gasolina em alta(nem um fusca o agricultor possuia), preço do leite em baixa, confusão total, na cabeça daquele humilde agricultor, sem falar dum leão querendo devorar a gente.

Um ano depois, o mesmo mascate passa no lugar, e para assombro do homem, total desolação e penúria, o pacato agricultor estava na mais completa miséria, ele e sua antes laboriosa família...

*JORGE LUIS BORGES