Comunidade Virtual

Era uma comunidade maravilhosa, milhões de pessoas a acessavam diariamente, de diversos lugares do mundo. As ações da companhia renderam uma pequena fortuna aos seus idealizadores.

Mas, nada dura para sempre e o surgimento de novas plataformas, trazendo novidades a fizeram perder muitos adeptos. Aos poucos o número de usuários foi caindo, consequentemente o valor de mercado também diminuiu. Não demorou muito e a manutenção da página virtual estava dando mais prejuízo do que lucro. Assim, o bom senso decretava o fim de uma era. Aquela comunidade virtual iria desaparecer a partir da hora e data estipulado por seus criadores.

Mr. Galaxy, era o pseudônimo de um dos usuários, fizera milhares de amigos, vivera 'aventuras', inimagináveis em um mundo irreal. Ele fora construído como um personagem carismático, e conquistara verdadeiros 'seguidores'. Por vontade própria se decidira a ficar até o fim. Como um herói apocalíptico, ele estava resolvido a permanecer fiel ao mundo que só lhe trouxe alegria.

Apesar dos muitos convites para migrar para outras páginas, Mr. Galaxy desenvolveu um grau de fidelidade que transformava esse 'abandono' numa espécie de traição. Tudo que ele criara de melhor, toda sua história de vida estava ali: os momentos de genialidade, as críticas e brigas homéricas, momentos de tristezas e verdadeiros tratados filosóficos, estavam naquele universo. "Como faria para transpor tudo? Como ousavam tomar tais medidas sem o consultarem?"

Numa tentativa de reativar a página, ele tentava desesperadamente contato com os criadores. Nunca recebeu resposta, nenhuma justificativa ou pedido de desculpas, fora ignorado completamente.

Mr. Galaxy, entrava em profunda depressão, mas revivia seus grandes momentos olhando as suas primeiras postagens na página quando, ainda muito imaturo, escrevera comentários maliciosos tentando diminuir a qualidade da página, desde seu 'nascimento'. De vez em quando se pegava rindo com algumas tiradas de humor, cenas de ciúmes, comentários hostis, relembrou de usuários que já não existiam há muito tempo: "Olha só, por onde andará a 'Jade'?"

Os dias passavam e a data de fechamento estava mais próxima, a angústia aumentava. A última amiga virtual implorou que ele a seguisse, pediu várias vezes que mantivessem contato. Mr. Galaxy ignorava, pois considerava uma indignidade pela causa da destruição de seu mundo.

Não havia mais com quem compartilhar fotos, nem marcações, ninguém em rede para bater papo, nem novas postagens, nada!

A página expiraria em poucos minutos, Mr. Galaxy, iria morrer junto com ela. Milhares de fotos, canções que nunca sairiam dali, tudo iria morrer junto com ele. Seus olhos lacrimejantes imploravam por alguma clemência, parecia um sentenciado no corredor da morte. "Mas qual seria meu crime? Não, não, isso é injusto!" De repente ele se deu conta que não saberia viver noutra página. O medo do desconhecido o preencheu de tal forma que as palpitações foram ficando cada vez mais fortes e a respiração ofegante. O suor descia pela testa, aliás seu corpo inteiro estava molhado, as mãos formigavam, não sentia mais as pernas, queria gritar. Quem ouviria? Mr. Galaxy, não tinha família.

Esforçou-se em tentar lembrar de seus vizinhos, a mãe, irmãos, primos, quem quer que fosse. Nada, não lembrava de ninguém, nem mesmo de seu nome civil. "— Não é possível!" Desesperava-se. "— Quem sou eu? De onde vim? Onde trabalho?" Não lembrava de nenhum momento fora da página virtual. "— Estarei louco?" O pânico instalava em sua mente. A solidão tomara seu pensamento, o perturbava. Os minutos estavam rareando. No afã de se manter vivo, ele procurava outras páginas, mas era tarde demais, não conseguia acessar nada, sempre havia a mensagem de bloqueio, nenhuma página virtual aceitava sua inscrição. Tentou mandar cartas eletrônicas a alguns amigos, mas também essas não conseguiam ser enviadas. "— O que está acontecendo? Não entendo!"

Poucos segundo antes do derradeiro momento marcado, Mr. Galaxy recebe uma mensagem. Mesmo tendo perdido todas as esperanças, ele reúne forças para abrir a mensagem. Era de um dos idealizadores da página. Um fio de esperança brilha em seus olhos, "— Seria um milagre?":

— Olá Mr Galaxy.

— Oi, você é um dos donos da página?

— Sim, sou.

— Diga, por favor que vão estender o tempo de atividade.

— Infelizmente, não temos como, desculpe.

— Mas...

— Não dá. É o fim.

— Mas, minha vida está toda aqui. Não consegui transferência para outras comunidades.

— Eu sei.

— Como assim? O que você sabe?

— Ora, sabemos tudo a seu respeito.

— Pelas minhas postagens? Você me seguiam também?

— Não, claro que não.

— Mas, como então?

— Ora, nós o criamos. Você é um produto da página. Uma ferramenta que ajudava nas atividades. Por isso você não teria como ser transferido. Vim aqui, porque vimos sua luta para se manter ativo. Eu e meus colegas ficamos impressionados com seu instinto de sobrevivência. Até pensamos em chamar alguma autoridade para verificar suas atitudes. Acho que acabamos criando uma inteligência artificial com consciência. Incrível! Mas, dado as experiências que tivemos com vários tratados morais e filosóficos, é melhor que você termine junto com a página. Sinto muito.

— Mas...

— Desculpe!

Bloqueado. Endereço eletrônico não encontrado. Certifique-se que você tenha escrito o endereço corretamente e tente novamente.

Fim

M P Cândido
Enviado por M P Cândido em 13/04/2020
Reeditado em 03/02/2023
Código do texto: T6915491
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.