ALÉM DE MIM - FINAL

ALÉM DE MIM

FINAL

Pelo resto da semana, Andreia pensou bem em como agiria quando Tato e Paula chegassem e a primeira coisa que tinha que fazer era tentar não se culpar tanto por tudo que havia acontecido. Renato percebeu que ela estava travando consigo mesma uma batalha terrível e não quis interferir, pois também se sentia parte daquela confusão.

Tato e Paula chegaram ao apartamento do casal com Lúcio, no sábado, pouco antes do almoço.

Renato os recebeu, apresentando-os a Andreia. Ela agiu com naturalidade, como havia prometido, e Tato, muito sem jeito, disse:

- Bom, Renato, eu basicamente vim até aqui com a minha irmã pra pedir desculpas... por tudo que aconteceu lá em Paquetá. A Paula me contou tudo que houve e... acho que eu banquei o idiota. Gostaria de poder ver o André pessoalmente pra pedir desculpas a ele cara a cara... mas já que ele não está mais no Brasil... só espero que o Lúcio passe essa minha intenção pra ele quando o vir.

- Pode ficar descansado, Tato, falou Lúcio. – Meu irmão voltou muito chateado de lá, mas não com você e sim com ele mesmo. Ele sentiu muito toda confusão que causou.

- Você contou tudo pra sua mulher, Renato? – Paula perguntou.

- Contou sim, ela mesma respondeu. – Mas eu já sabia de grande parte da estória.

- Você deve ser uma mulher fantástica, Paula falou.

- Pode ter certeza, Renato falou, envolvendo Andreia num abraço carinhoso.

- Bom, eu acho que, em homenagem ao André, a gente podia esquecer tudo isso e acabar com essas caras tristes, não é? – sugeriu Lúcio.

- Você já se acostumou com a ideia de perdê-lo, não é, Lúcio? – Paula perguntou.

Lúcio olhou para ela e sorriu.

- Eu não vou perder o André, Paula. Ele vai morrer fisicamente, mas a essência dele vai estar sempre comigo... porque eu amo meu irmão... e é assim que você tem que pensar nele...

- Não é tão fácil assim... ela falou, com as lágrimas vindo aos olhos, mas tentou disfarçar, levantando-se.

Andreia se levantou também e propôs:

- Eu vou fazer um cafezinho pros meninos...

- Posso ir com você? – Paula perguntou.

- Claro... ela disse com um sorriso gentil.

Renato ficou olhando para as duas, pensativo. Lúcio o observava.

- Você tem uma casa muito gostosa, Renato, falou Tato.

- Obrigado.

- Podiam comprar um apartamento em Paquetá também. Há um vago, logo acima do que é do Lúcio.

Renato sorriu.

- É, pode ser... A gente pode pensar a respeito.

- Ele não gosta de lá, falou Lúcio.

- Por que não? – Tato perguntou.

- Eu estava na lancha que virou em 85, lembra?

- Ah, é verdade! Você estava, não é? Nossa! Desculpa.

- Sempre que eu vou a Paquetá, me acontece alguma coisa. Você pode se considerar testemunha da última vez.

Tato concordou com ele, mas não fez comentário.

Na cozinha, Andreia e Paula tratavam de preparar o café para os rapazes. Enquanto a água fervia, as duas sentaram-se à mesa e conversavam.

- Você conheceu o André muito melhor do que eu, Andreia, como ele era?

Andreia ficou em situação difícil. Como poderia falar de si mesma?

- Acho que, pelo que o Renato me contou, ninguém conheceu o André melhor do que você, Paula.

- O que foi que ele te contou?

- Tudo.

- Tudo?

- Tudo. Eu sei de tudo. Sei do amor que ele tinha pelo meu marido. Sei de toda confusão que ele fez quando percebeu que estava se envolvendo com você.

- O André falou com você? Ele falou de mim?

- Falou... E disse que não vai se esquecer de você enquanto viver. Que quer que você seja muito feliz.

- Ele me fez muito feliz... ela disse com lágrimas rolando pelo rosto silenciosas.

Andreia levantou-se e foi até o armário, tirando de lá um potinho de louça do qual tirou uma correntinha.

- Ele me pediu pra te entregar isso.

Paula pegou a correntinha que tinha um pingente com a letra P gravada numa medalhinha.

- Minha medalha! Eu pensei que tivesse perdido.

- E perdeu. Ele achou no bolso de uma camisa, quando chegou aqui.

- E por que não quis ficar com ela? Ele não quer mais nada que o lembre de mim, não é?

- Quer... Quer que você o esqueça e tente abrir seu coração pra outro rapaz que possa vir a gostar de você tanto ou mais do que ele gostou. E que, embora doa, ele quer que você saiba que ele vai amar pra sempre... o Renato.

Paula deixou as lágrimas correrem pelo rosto e chorou em silêncio. Andreia segurou sua mão e a abraçou.

Paula voltou para o Rio de Janeiro e custou a esquecer André.

Lúcio se casou com Ângela no ano seguinte e mudaram-se definitivamente para Paquetá.

Renato e Andreia tiverem um filho anos depois que se chamou André, em homenagem a toda aquela aventura que ensinou tanto aos dois.

E dona Carmem... Bem, dona Carmem aprendeu que nem tudo que se tem vontade de dizer deve ser dito, nem tudo que se deseja pode ser pedido, por mais justo que seja o motivo.

A palavra e os desejos humanos são mais fortes do que se imagina. Você pode se surpreender da força dos dois e eles voltam pra nós com a mesma intensidade que saem da nossa boca e no nosso pensamento.

Os bons e os maus desejos... Pensa nisso...

ALÉM DE MIM

FINAL

OBRIGADA, SENHOR, POR TUDO!

DEUS ABENÇOE A TODOS!

OBRIGADA PELA SUA LEITURA

PAZ E BEM!

Velucy
Enviado por Velucy em 19/10/2020
Código do texto: T7090940
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.