Nego Valdelino



“A Unidade abole as divisões,mas,respeita as diferenças...” São Cipriano




Eu, por certo,confirmo que nada sei de muito e pouco sei de muito pouco!
Digo isso ,uma vez ,tendo viajado para o ermo de uma cidadezinha do interior da Bahia e atestado o episódio que,agora,inicio a narrativa.

Intrigava a todos a figura de Nego Valdelino,um negro ancião de movimentos lentos,cambaleante para o lado direito,branca carapinha,sorriso de lua em quarto minguante,olhar de chuva fresca.Parecia de uma eternidade não para o futuro,mas,de remoto passado,como quem sempre tivesse existido...
A sua bondade era maior que a própria compaixão e admirava-o em seu mister do dia a dia.
Todas as manhãs vinha ele carregando no dorso de seu cavalo,dois enormes potes de barro repletos da água mais cristalina que minava das rochas arredondadas pelas suaves caricias das pequenas marolas da nascente.
Com o cuidado de quem reverencia algo,profundamente,sacro,coloca os potes sobre a tosca mesa de carvalho.A temperatura do fluido parece ter origem nalguma geleira.
Com seus passos interrompidos por breve parada,onde,talvez auscultasse a Voz do Silêncio naquele espaço,por si,tão silencioso,foi visitar o frondoso limoeiro nutrido pela seiva benfazeja de suas profundas raízes.
Valdelino,respeitosamente,pede pela dádiva de seus frutos e após alguns segundos,recebe o providencial aviso vindo de uma brisa do oeste...Assim,há muito,fora combinado...
Retorna para o interior do pequeno casebre com um cesto repleto de limões cujo sumo não produz a garatuja de azedume à quem lhes suga!
Destampa um recipiente de madeira e deita num enorme vasilhame de alumínio o açúcar mais doce que a própria doçura,o néctar mais delicioso que um colibri houvesse provado..
Salustiano,escravo alforriado,que deixou sua juventude numa fazenda de engenho de cana,era o pai do velho nego Valdelino e confiou-lhe os mais valiosos segredos sobre a extração do açúcar.
Tudo,enfim,estava ,aparentemente,pronto!Valdelino,entoando as cantigas da cozinha da Casa Grande,ia enchendo com a água mais pura,adicionando ,com carinho,o sumo do limão.
Valdelino parecia um grande compositor à colocar notas na pauta.Acalmava com bemol a notinha musical irrequieta e alegrava com sustenido o entristecido Dó menor...

Na entrada de sua moradia,um madeirame envelhecido servia de aparador que era protegido por alva toalha de renda.Sobre a rústica mesinha adornada por uma jarra de flores campesinas ,os recipientes contendo a limonada aguardavam pela chegada dos futuros passantes.
Não tardou muito e se aproximaram três homens da cidade grande,elegantemente,trajados dando cunho de importantes.Ao depararem com o tosco altar de Valdelino contendo a gélida limonada,um se aproximou e deitou discurso magistral sobre a produção daquela bebida:”Meus amigos,a alma de uma limonada está na qualidade do limão,pois,ele deve ser farto em seu sumo,de uma acidez que não me provoque contrações faciais e nem me indisponha o meu combalido estomago! O segundo,não menos eloqüente e soberbo,disse:”Perdoe-me,mas,o segredo da qualidade de uma limonada está na qualidade da água.Se ela for boa,fecho,firmemente,os olhos e despejo o suco azedo do limão sem qualquer receio!
O nego Valdelino à tudo ouvia em silêncio,cabisbaixo.Parecia,em verdade,estar viajando em regiões quiméricas,tal era a sua face de tranqüilidade...
Veio,então,o terceiro que trouxera para si toda a soberba existente e vaticinou:”Ah!Quão ignorantes vocês são no mais
simples no que refere à produção desta bebida elementar”
O segredo está no açúcar ,meus caros”!Quanto mais doce,menos acida e mais saborosa será a limonada!
Falando isso,pediu à nego Valdelino um copo ,no que,lentamente,o ancião encheu recipientes semelhantes à uns cones de papel com aquela limonada que fazia parte de sua vida há 70 anos,vinha de gerações passadas,aplacou a sede mortal do escravo na senzala,sublimou o choro da sinhazinha pela negra mucama...
A limonada era a mesma...
Contudo,não era singela mistura d’agua,limão e açúcar ,mas,de uma devoção,entrega,repleta de narrativas.
Quando,esvaziaram os copos,um silencio do acolhimento,uma espécie de arrebatamento dominou os três transeuntes que não tinham o que dizer,mas,sentir.
Nego Valdelino,olhando para eles , deu leve e gentil sorriso sem que uma palavra fosse dita...
No final da tarde,desfez a mesinha,acendeu uma vela e rezou para São Cipriano...