PEDRO TCHACO

O tchaco é um tipo de arma centenária, usada em artes marciais, que foi amplamente utilizada pelos povos chineses e japoneses no campo da defesa pessoal. Ele consiste de dois bastões pequenos, de madeira resistente, conectados por uma corda ou corrente de uns trinta centímetros com o qual o seu operador tem por finalidade rodopia-lo, brusca e velozmente, por entre suas pernas, pescoço, barriga, tronco, enfim, em volta do seu corpo inteiro, protegendo-se ao tempo em que, furiosamente, atacava o seu agressor. Os usuários desta perigosa arma dispunham de grande perícia e agilidade no seu manuseio, pois ela representava sua defesa pessoal e a iminente derrota do inimigo.

E o que isso tem a ver com o Pedro Tchaco?

- Calma .... Eu explico:

Conheci um sujeito chamado Pedro. Certa vez ele foi ao cinema e assistiu a um filme de Bruce Lee e se encantou com a perícia que o ator possuía ao manusear um tchaco contra um grupo de perigosos bandidos que queriam matá-lo. E o Bruce Lee, com um tchaco, sempre saia vitorioso nas lutas, deixando seus inimigos quebrados no chão. Foi aí que o Pedro se animou e logo comprou um tchaco para imitar Bruce Lee e se defender de qualquer valentão. Nesse meio tempo Pedro abriu um botequim e por detrás do balcão ele treinava diariamente com o seu tchaco para que todos o vissem. Ele imaginava ser invencível tal qual Bruce Lee.

Para não perder nenhum cliente de seu boteco Pedro até vendia fiado umas doses de cachaça para alguns deles, mas vendo que o mês passava e quase ninguém ia lhe pagar, ele tomou a seguinte decisão: numa cartolina ele escreveu "OS CALOTEIROS" e a seguir uma lista com os nomes de todos os fregueses devedores. Depois colou a tal lista na parede do boteco.

Dias se passaram, quando de surpresa chega o freguês Zoca, dizendo-lhe:

- Pedro, bota uma cachaça pra mim!

Pedro serviu a bebida.

Zoca levantou a cabeça com o copo na boca, mas, enquanto ele engolia a pinga viu o seu nome escrito na lista de caloteiros e depois de engolir ele gritou:

- Pedro, tire meu nome dali. Agora!

- Tiro nada! Você não me pagou. Você é um dos caloteiros.

- Caloteiro é a sua mãe!

- Né não! Caloteiro é você.

Começa a discussão.

- Tira.

- Não tiro.

- Apaga.

- Não apago.

Zoca tentou lhe dar um sôco, mas não acertou. Foi um tal de garrafa voando, de empurra-empurra, de copo estilhaçando, gritaria, palavrões e tudo de propício ao momento. Pedro passou a mão no seu tchaco e partiu pra cima de Zoca. Ele rodou o tchaco com tanta velocidade que o mesmo se chocou violentamente naquele lugar que o doutor chama de testículo. Pedro se ajoelhou se contorcendo e gritando dolorosamente enquanto que o Zoca, perplexo com a cena, ainda lhe acertava alguns bofetes no pé-do-ouvido.

Pedro não tirou o nome de Zoca da lista mas, também, nunca recebeu o dinheiro das cachaças. O certo é que ele foi agraciado pelos vizinhos com o apelido de Pedro Tchaco.

Nunca mais ele quis ser Bruce Lee.

José Pedreira da Cruz
Enviado por José Pedreira da Cruz em 20/02/2021
Reeditado em 22/03/2021
Código do texto: T7188625
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.