JAMES MARÇAL – JAMES BAND – O GRANDE MÚSICO BRASILEIRO EXPULSO DE CURITIBA-PR - BRASIL

 

 

Naquele dia, o céu estava escuro, depois ficou nublado. Eu estava no Calçadão da Rua XV de Novembro em Curitiba, e, de repente eu escutei uma voz e uma guitarra tocando Wicked Game de Chris Isaak, procurei saber de onde o músico James Marçal ou James Band estava tocando. Logo, eu fiz presença com outras centenas de pessoas que assistiam o show no Calçadão da Rua XV de Novembro.

 

Após uma semana, voltei ao local, me aproximei de uma banca de jornal, e indaguei ao jornaleiro.

 

- O senhor pode me dizer onde está tocando o músico James Marçal?

 

O jornaleiro respondeu à moça.

 

- O músico James Band foi embora. Você não sabia! Pois, os fiscais da prefeitura, em média de uns 12 homens, expulsaram o músico daqui do Calçadão.

 

- Não acredito. Isso não é verdade.  Disse a moça.

 

-É verdade, moça. Eu estava aqui na banca. E os fiscais chegaram num caminhão da prefeitura. Aproximaram-se do show de James Marçal, desligaram os fios da caixa de som e da guitarra. E disseram ao James Band que iriam recolher todo o material e levar para a prefeitura, além da autuação.

 

Indagou a moça:

 

E as pessoas aqui presentes?

 

Respondeu o jornaleiro de cabeça baixa:

 

-Quem é louco de brigar com fiscal? Ninguém gostou e somente aguardou James Band pegar o violão e tocar para eles. Mesmo assim, os fiscais tentaram tomar o violão das mãos do músico James Band, alegando que ele atrapalhava o comércio, o boardwalk, as praças, os bares, os músicos e bandas de um modo geral.

 

-E como ficou isso senhor? Conte-me, por favor!

 

-James Band falou para eles que jamais atrapalhou alguém com sua música. Falou sobre o seu direito de tocar ao ar livre e de graça ao público. E que jamais feriu a Constituição pátria. Porém, disse ele que não houve respeito e muito menos consideração com o músico. Falou da Ordem dos músicos pra caramba e que nada fez. E, por fim, pediu para ninguém se apossar e nem transportar para o caminhão o seu material. E que ele mesmo iria embora.

 

-Aconteceu tudo isto, senhor? E ninguém fez nada?

 

-Sim. Aconteceu. Muito triste e sem dizer nada, James Band olhou para a sua guitarra e caixa de som, baixando sua cabeça por longo tempo. Olhe moça, foi muito triste tudo isso que aconteceu. Eu mesmo não gostei da atitude dos fiscais em expulsar o músico de Curitiba da rua. Eles expulsaram o músico como se fosse um cachorro. Eu não gostei, e continuo chateado por tudo isso.

 

-Senhor, acredite. James Marçal é um músico completo e extraordinário, ele nunca precisou de músicos com ele. James tocava sozinho e com Deus. Imitava todos os artistas do mundo inteiro, sua guitarra só faltava era falar, pois, tocava muito, muito bem. E James Marçal cantava e falava fluentemente muito bem em vários idiomas.

 

-Eu compreendo moça. Mas eu assistir a tudo, e vi com os meus próprios olhos o fiscal levar a coleta de dinheiro do cantor e esconder na calça dele. Eu fiquei chateado e muito zangado. Uma grande falta de vergonha e respeito ao músico de rua e brasileiro. Para mim o fiscal é um ladrão.

 

A emoção é tão gigantesca que aflora os olhos da moça. E o jornaleiro diz com comoção.

 

-Por favor! Não chore! Moça, não chore Por favor!

 

Chorando, ela diz:

 

-Senhor, eu nunca mais verei o meu músico aqui no boardwalk da Rua XV de Novembro tocando a música Wicked Game de Chris Isaak.  Ele tocava igual, e cantava igual a Chris Isaak. James é um músico brasileiro fantástico. Na verdade, eu vou sofrer muito por isso. Eu sei que o coração de James Marçal ficou em pedaços por tudo isso, assim como o meu.

 

A moça indagou novamente com insistência;

 

-Senhor, me fale para onde James Marçal foi, por obséquio? Pela última vez, eu lhe peço.

 

-Eu não sei moça. Sem falar nada e sem nada a dizer, ele saiu calado. Sem dizer nada. Eu vi apenas ele desmontando o material eletrônico e levou em uma carro Van. Hoje conta 25 dias que não se ouve falar em show no Boardwalk.Até a minha venda caiu muito. Aqui está tudo, tudo triste, Não chore mais, por favor. Não chore. Suas lágrimas me deixam mais triste.

 

-Não. Eu não vou mais chorar. Eu vou sofrer as dores de uma despedida ingrata. Eu vou apenas me lembrar da sua voz dizendo !muito obrigado!. E a camiseta e bermuda longa com várias guitarras ao se lado cantando a música Wicked Game. E todas as pessoas ali presente e estavam felizes. Agora, eu sofrendo por tudo isso, sabe.

 

Confortando a moça com palavras, disse o jornaleiro:

 

-James Marçal, é um músico humilde, canta demais, um cantor magnífico, afinadíssimo cover, não precisava a prefeitura expulsar ele das ruas de Curitiba, isso me chocou muito. James Marçal, é a nossa única estrela brilhante no meio da rua que merece ser reconhecido pelo governo brasileiro. Não há nenhum igual a ele.

Enxugando as lágrimas, a moça diz:

 

-Tudo é verdade. Mas, Marçal deveria ser contratado por uma banda de nível internacional. Um show de James Marçal não há dinheiro que pague. Mais eu não iria em certos shows de cantores brasileiros que não vale um tostão. São esses caras que a televisão olha e o governo dar atenção. O cara tem performance, tem interpretação sobrando.

 

Disse o jornaleiro.

 

-Não chore, por favor! Eu vou pegar no bar uma água para você. Me aguarde!

 

-Sim, eu espero.

 

O jornaleiro falou a moça:

 

-Tome a água. Eu vou lhe falar uma verdade. Até o ex- beathe John Lennon conhece a vida do músico brasileiro James Marçal. O falecido John Lennon gostou tanto dele que música foi publicada na página do seu Facebook – veja o link: https://www.youtube.com/watch?v=rJF_osYiDOY&fbclid=IwAR1aMCmk3ocfjBSkm-_NXChjRr9vYOfSbW-Skx3u4nkq0vR_rmYlz4gjkRY

 

Disse ainda o jornaleiro.

 

-Ele interpretando a música Stand by me, um dos maiores sucessos da carreira solo de John Lennon. Eu fiquei super feliz com essa notícia. Você não sabia? Abra seu facebook em casa rápido. E veja nosso ídolo na página principal do John Lennon.

 

Surpresa a moça, ela disse:

 

- Isto tudo me alegra, em casa eu vou abrir este link. O senhor sabe que James Marçal é musico desde os 08 anos de idade?

 

-Estou sabendo sim. E aos 15 anos, querendo mudar de vida, comprou sua primeira guitarra com office boy.

 

Então, a moça se despede do jornaleiro.

 

- Muito obrigada por tudo. Eu fico feliz por tudo isso, até o falecido John Lennon sabe da existência de James Marçal. Eu fico muito alegre e feliz com isso. Só desejo milhões de sucessos no mundo inteiro para James Marçal. Que a luz Onipotente do nosso Deus criador, brilhe em sua vida sempre. Amém!

 

Seu video

https://www.youtube.com/watch?v=CLMqtSUWgOc&list=RDCLMqtSUWgOc&index=1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ERASMO SHALLKYTTON
Enviado por ERASMO SHALLKYTTON em 21/06/2022
Reeditado em 18/07/2022
Código do texto: T7542858
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.