O menino francês e o jovem de Kabul

 

No dia 03 de fevereiro de 2023, Emily Laurent, pegou o seu filho de doze anos de idade, chamado de Martin, e também convidou sua prima Jamilla, uma garota bonita e com vinte e cinco anos de idade.

Momento em que a senhora Emily Laurent, diz:

 

-Jamilla, vamos flâner pelo centro de Paris? Hoje é sexta-feira, um dia de sol.

 

Neste exato instante, Jamilla responde:

 

-Emily, é um grande prazer andar ao acaso pelas ruas de Paris. Tem os cantinhos e a cada passo um segredinho na Cidade Luz.

 

Mas, o que eu gostaria de apreciar o cair da noite, é com um chopp gelado no Bar Chez Prune.

 

Admirada, Emily Laurente diz:

 

-Eita! Você conhece todos esses bares? E como se faz para chegar lá?

 

A jovem sorrindo, afirma:

 

-Prima Emily não se preocupe, o Chez Prune fica na região do 9ème arrondissement, na 36 Rue Beaurepaire, 75010, bem em frente ao Canal Saint Martin. Logo adiante, pode se ver alguns músicos de rua tocando seus instrumentos. Eu gosto muito de ir no Bar Chez Prune, tem um espaço na grande na calçada. Sabe prima Emily, você vai ficar de boca aberta com o moderno e mais apimentado bar da capital francesa.

 

Emily Laurent indaga:

 

- Você não está pensando em ir a nenhuma balada? Ou desejando curtir a noite de Paris?

 

Jamilla diz:

 

-Não, prima. Eu não vou a nenhuma balada. Apenas eu lhe digo que Paris é uma cidade memorável, e quando as luzes iluminam a cidade, até parece uma explosão por todos os momumentos. Fique tranquila! Eu vou beber apenas chopps e salgadinhos do mediterrâneo.

 

Emily Laurent pergunta:

 

-E o meu filho Martin? O que vai beber?

 

-Ora bolas! Ele bebe coca-cola ou suco. Você sabe que o Martin adora ouvir música, e tenho certeza que Martin vai nos deixar sozinhas no bar, e correr para ver os músicos no Canal Saint Martin. Veja prima, o tempo dessa criança é abrindo o Google e lendo estórias dos contistas e fazendo vídeo no Tik-Tok e conta com 4.000 seguidores.

 

Emily Laurant diz:

 

-Então, amanhã às 17 horas nós iremos flânêr e ver esse bar.

 

Às 17:00 horas, os três se encontram no centro da capital francesa bastantemente movimentado, momento em que Emily Laurant artravessa o Canal Saint Martin, em seu automóvel. Em determinada curva, Martin grita, dizendo:

 

-Pare! Pare! Mãe. Eu vejo o meu amigo Adib do Afeganistão. Ele está tocando com o sax.

 

Emily Laurent reclama, dizendo:

 

-Eu não gosto quando você grita perto de mim. Eu não gosto. Fale com calma e paciência que eu escuto.

 

Martin diz:

 

-Desculpa-me mãe. Agora passe por lá novamente, bem devagar. Eu quero ver meu amigo Adib.

 

O garoto ao ver Adid Mohamed, sai do carro em disparada ao encontro do amigo. e

 

Indaga:

 

-Onde está o meu amigo Abud?

 

-Ele mora em Kabul. Ainda a pouco eu falei com ele. Atualmente ele vive triste porque eu ainda não consegui o dinheiro da sua cirurgia na perna. Mas, Abud ficará feliz com qualquer ajuda sua. Voçê quer ver abud agora?

 

Martin, muito triste com a notícia responde:

 

-Mesmo assim, eu quero ver Abud. Eu preciso ver ele.

 

Adid responde, aguarde um minuto enquanto toco para esta senhora. Passados algum tempo. Adib pergunta ao menino Martin, qual a música que ele quer ouvir. Sem delongas, Martin diz que gostaria de ouvir a música de Alana del Rei com a música Summertime Sadness.

 

Enquanto Adib toca a música que chama à atenção dos franceses, Martin, recolhe dinheiro nas bancas de bebibas espalhadas em várias calçadas. Com muita arrecadação, Martin entrega ao amigo Adib, e ele pergunta como Martin conheceu Abud.

 

Eu conheci Abud no conto do escritor brasileiro Erasmo Shallkytton, e ele falou muito de Adib Mohamed e sua perna e o sax. Eu reli umas seis vezes, por que essa história foi real e aconteceu em Cabul. Adid fica orgulhoso da história e diz.

 

-Eu não entendo como o brasileiro falou tão bem de mim na sua história, e ainda relatou toda a minha vida com o sax. Veja Martin, Abud no compotador em conferencia com você.

 

-Sim, verdade. Eu falo com ele agora.

 

Disse Martin.

 

-Quero sim.

 

O rapaz pega o computador e entrega a Martin.

 

- Olá Abud. Como vai você?  Eu sou Martin, moro em París. Eu sempre ouço a sua história, é muito bonita descrita pelo brasileiro Erasmo Shallkytton.

 

Abud fala

 

-Muito bom você ter gostado.  Eu não posso andar, estou com minha perna quebrada em dois lugares.

Martin indaga:

 

-Como faço para buscar você e fazer sua cirurgia?

 

Abud diz com o rosto triste.

 

-Não sei. Somente você e os franceces podem me ajudar.

 

Sem demora, um automóvel top de linha, estaciona perto de Martin

 

-Não chore Abud. Se você chorar, eu também vou chorar. Você é o meu único amigo que eu tenho na história de Erasmo Shallkytton. Um amigo real. Não se preocupe. Eu vou lutar para trazer você para a França.

 

Sem sombras de dúvidas, chegou no local um automóvel top de linha próximo ao menino, e uma voz chama.

-Martin! Martin! Vamos meu filho.

 

O menino atendeu sua mãe, entrou no carro e baixou o vidro acenando sem parar ao amigo Adib.

 

Os dias passam, e Martin fala com seu pai, e este diz o seguinte:

 

-Martin, me peça qualquer coisa que eu realizo para você.

 

-Pai, eu quero que o senhor peça ao governo francês um avião para buscar Abud Mahomed no Afeganistão, e fazer a cirurgia em sua perna ocasionada por um míssil. O senhor faz isso agora?

 

O pai de Martin, ficou pensativo quanto a proposta do filho. E disse:

 

-Martin, eu vou pensar mais.

 

O menino relembrou o seu pai, dizendo:

 

-Papai, o senhor me disse que me daria qualquer pedido. O meu pedido é este que lhe falei.

 

No Aeroporto de Kabul um avião militar da França com uma equipe de médicos aterrissa e os médicos descem procurando pelo menino Abud.

 

Em poucas horas, o governo local localizou Abud e sua mãe e trouxeram para o Aeroporto onde o avião se encontrava.

 

Inesperadamente, o avião partiu, deixando para o calor humano aos afegões que tudo assistiram. Ao chegar em Paris, o menino Abud é levado ao hospital e após todos os exames, é realizado a cirurgia que acenou muito bem.

 

Diante das medicações, Abud começa a andar com as duas pernas e normal. E os dois se encontram no jardim do hospital.

 

Abud como você está?

 

-Eu estou bem, graças ao nosso Alá. O importante que eu quero ver você bem. Agora, eu tenho amigos de verdade no Afeganistão.

 

Mrtin diz:

 

-Se depender de mim, nunca mais haverá guerra. A guerra só traz tristezas e pobreza. Eu vou procurar Abud para ter uma perna automática, ele merece.

 

Em agosto de 2021, o Talibã retomou o controle da cidade e demais localidades, após terem sido expulsos quase vinte anos antes. Sabe-se que estes foram derrubados pelas tropas norte-americanas que invadiram o país em 2021. A retomada do poder pelo Talibã se iniciou com o anúncio do governo norte-americano de que as tropas dos Estados Unidos abandonariam o país, por não ser mais necessária.

 

Sem qualquer guarida, os afegãos ficaram preocupados com o retorno do Talibã ao poder.

 

 

ERASMO SHALLKYTTON
Enviado por ERASMO SHALLKYTTON em 06/02/2023
Reeditado em 20/02/2023
Código do texto: T7713088
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.