O TRABALHADOR

O TRABALHADOR

O trabalhador acordou cedo, como sempre fazia. Vestiu seu uniforme cinza, tomou seu café amargo e saiu para pegar o ônibus lotado. No caminho, olhou pela janela e viu a cidade cinzenta, cheia de prédios, carros e fumaça. Sentiu um vazio no peito, mas não sabia por quê.

Chegou ao seu trabalho, uma fábrica de parafusos. Entrou na linha de produção e começou a apertar parafusos sem parar. Não sabia para que serviam os parafusos, nem quem os comprava. Só sabia que tinha que apertar o máximo possível, sem errar ou atrasar. Seu chefe estava sempre de olho, pronto para gritar ou demitir quem não cumprisse as metas.

O trabalhador não tinha amigos no trabalho, nem fora dele. Sua vida era só trabalhar, comer e dormir. Não tinha hobbies, nem sonhos, nem esperanças. Não tinha amor, nem ódio, nem medo. Só tinha uma rotina monótona e sem sentido.

Um dia, algo diferente aconteceu. O trabalhador encontrou um parafuso diferente dos outros. Era vermelho e brilhante, com uma forma estranha. Ele ficou curioso e pegou o parafuso para examinar melhor. Nesse momento, sentiu uma sensação nova e inexplicável. Era como se o parafuso tivesse vida própria e se comunicasse com ele.

O trabalhador ouviu uma voz na sua cabeça, que dizia:

- Olá, trabalhador. Eu sou o parafuso vermelho. Eu vim para te libertar da sua prisão.

- Prisão? Que prisão? - perguntou o trabalhador, confuso.

- A prisão da sua vida sem graça e sem propósito. Você não percebe que está sendo explorado e alienado pelo sistema? Você não percebe que está desperdiçando sua existência em um trabalho inútil e repetitivo? Você não percebe que há um mundo maravilhoso lá fora, cheio de cores, formas e sons?

- Não... eu não percebo... - disse o trabalhador, hesitante.

- Então me siga. Eu vou te mostrar a verdade. Eu vou te mostrar a beleza. Eu vou te mostrar a liberdade.

O parafuso vermelho pulou da mão do trabalhador e saiu rolando pelo chão da fábrica. O trabalhador ficou intrigado e resolveu segui-lo. Saiu da sua posição na linha de produção e começou a correr atrás do parafuso vermelho.

Seu chefe viu e ficou furioso.

- Ei! Volte aqui! Onde você pensa que vai? Você está demitido! - gritou o chefe.

Mas o trabalhador não se importou. Ele só queria seguir o parafuso vermelho.

O parafuso vermelho levou o trabalhador por vários lugares da fábrica que ele nunca tinha visto antes. Mostrou-lhe as máquinas que faziam os parafusos, os estoques onde eles eram guardados, os escritórios onde eles eram vendidos. Mostrou-lhe também os outros trabalhadores que faziam parte do processo produtivo: os operários que fundiam o metal, os engenheiros que desenhavam os modelos, os contadores que calculavam os lucros.

O trabalhador ficou impressionado com tudo aquilo. Ele nunca tinha imaginado como era feito um parafuso, nem quem eram as pessoas envolvidas nisso. Ele começou a se perguntar qual era o sentido de tudo aquilo.

O parafuso vermelho continuou a guiá-lo pela fábrica até chegar à saída. Lá fora, havia um mundo novo e diferente do que ele conhecia. Havia árvores verdes, flores coloridas, pássaros cantantes. Havia pessoas sorrindo, conversando, abraçando-se.

Havia música tocando, arte sendo criada, amor sendo compartilhado. O trabalhador ficou maravilhado com tudo aquilo. Ele nunca tinha visto tanta beleza e alegria em sua vida. Ele começou a se sentir vivo e feliz.

O parafuso vermelho disse:

- Viu? Esse é o mundo que você estava perdendo. Esse é o mundo que você merece. Esse é o mundo que você pode ter.

- Como? - perguntou o trabalhador, esperançoso.

- É simples. Basta você se libertar das correntes que te prendem. Basta você se rebelar contra o sistema que te oprime. Basta você seguir o seu coração e os seus sonhos.

- Mas como eu faço isso? - perguntou o trabalhador, inseguro.

- Eu vou te ajudar. Eu vou te dar o poder de mudar a sua realidade. Eu vou te dar o poder de criar o seu próprio mundo.

O parafuso vermelho então se transformou em uma chave vermelha e brilhante, com uma forma estranha.

- Pegue essa chave - disse o parafuso vermelho - e use-a para abrir as portas da sua imaginação. Você vai ver que tudo é possível. Você vai ver que você é capaz de tudo.

O trabalhador pegou a chave e sentiu uma energia pulsando em sua mão. Ele olhou ao redor e viu várias portas de diferentes cores e tamanhos. Cada porta tinha um símbolo ou uma palavra que indicava o que havia do outro lado.

O trabalhador ficou curioso e animado. Ele queria explorar aquele mundo mágico e maravilhoso. Ele queria descobrir quem ele era e o que ele queria.

Ele escolheu uma porta ao acaso e a abriu com a chave vermelha.

E então ele entrou em uma nova aventura...

Acesse

https://www.youtube.com/@DESATINOS2023/about

https://raimundocamposdesatinos.blogspot.com/

Inscreva-se, curta, comente, compartilhe.

RAIMUNDO CAMPOS
Enviado por RAIMUNDO CAMPOS em 07/05/2023
Reeditado em 07/05/2023
Código do texto: T7782108
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.