La Llorona ou A Mulher de Branco

Lenda mexicana mas possível de ser encontrada em outros países da América, como o Brasil.

A versão mais amplamente divulgada de A Chorona é sobre uma mulher que afogou seus filhos e arrependida e amaldiçoada, procurou por eles à noite em rios, vilas, cidades, assustando com o seu pranto quem ver ou ouve à noite e passou a raptar novas crianças.

"A lenda remonta ao século XVI onde em noites de Lua cheia, vizinhanças inteiras teriam o sono perturbado pelo choro insistente de uma mulher desesperada. Ela estaria à busca de seus dois filhos. Ms encontrá-los seria impossível: ela própria haveria matado as crianças.

Assim, com a dor insuportável da culpa e do arrependimento, a filicida morreu de depressão. Mas sua agonia não teria acabado com a morte. Desde então, seu fantasma vacaria flutuando pela cidades, com um vestido branco e um véu que cobre seu rosto pálido. O espectro levanta as mãos para o céu e chora.

Poderia ser só um lenda triste se a história não fosse ganhando detalhes assombrosos. Ela não apenas flutuaria aos prantos. Ela também roubaria crianças para substituir as suas..."

(Texto extraído do site Aventuras na História - La Llorona: A lenda da mulher que assombra o México há séculos. Publicado em 28/02/2020 e atualizado e. 25/03/2022 às 9:00 - Texto: Mariana Ribas)

** Em breve, mais relatos sobre a Chorona ou Mulher de Branco.

Solitary Ground e (Texto extraído do site Aventuras na História - La Llorona: A lenda da mulher que assombra o México há séculos. Publicado em 28/02/2020 e atualizado e. 25/03/2022 às 9:00 - Texto: Mariana Ribas)
Enviado por Solitary Ground em 09/07/2023
Código do texto: T7832727
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.