Um diálogo impossível

José Eustáquio dava suas "cabeçadas" antes mesmo do nascimento. Sua mãe é quem conta o que ele fazia, no útero. Depois do nascimento, então, imaginem. É um tal de cair e levantar. José, Zé para os amigos, sempre se ergue, segue em frente, com a paciência que Deus lhe deu. Apesar de evitar o debate político, principalmente com extremistas de direita, não resistiu às provocações do amigo, Ivo Guidon, que antes da chegada de Bolsonaro ao poder, era um cidadão reativamente pacato, uma pessoa do bem. Para surpresa, o amigo se revelou de uma violência verbal, não imaginada por Zé.

- E aí, Zé Ruela - provocou Ivo - você não tem vergonha de ter votado no nove dedos?

- Nove dedos, como assim? - devolveu José, se fazendo desentendido.

- O carniça comunista, presidiário, que está destruindo o Brasil.

- Não sei como você chegou a esta conclusão. O que vejo é o contrário, o país sendo reconstruído, desemprego em queda, assim como a inflação. A vida das pessoas está bem melhor....

- Você é um idiota, Zé, defendendo esse vagabundo, que constrói banheiro unissex, que defende o aborto e casamento de homem com homem, mulher com mulher.

- Rapaz, você acredita nestas bobagens? Nada a ver. O Brasil recuperou a credibilidade internacional; atrai investimentos estrangeiros; o desmatamento diminuiu e ....

- E o quê? - interrompeu Ivon - Quinhentos e oitenta dias preso, vai ficar na história.

- Você se refere ao Moro, que o sentenciou sem provas e está em vias de ser cassado. Muda o disco, Ivon.

- A verdade dói. Luladrão!

- Verdade, pra você, que acredita que a Terra é plana, nega a ciência. Vamos parar com esta conversa maluca. O inelegível está atolado em escândalos: joias, cartão corporativa, fraude no cartão de vacina, golpe contra a democracia e prestes de ir para prisão...

- E o Lula? Me prove qual foi o crime, que o Mito cometeu? Sempre faço esta pergunta e nenhum esquerdopata sabe responder.

- Meu amigo, vamos deixar que o sistema de justiça responda! Lula é dono triplex, três vezes eleito pelo voto , respondeu Zé, com um leve sorriso.

- Eleição roubada pelo TSE, pelo STF e Alexandre Moraes. Sou antissistema.

- O que é ser antissistema? Sem tornozeleira eletrônica? Ironizou Eustáquio.

- Contra, entendeu, seu trouxa? Baba-ovo do Lula!

José se levantou, calmamente, dizendo ser um diálogo impossível com... Por pouco chamava Guidon de nazista. Já na rua, ouviu:

- Foge, comunista, vai pra Cuba, porque eu estou indo pra Argentina. Isso aqui está virando uma Venezuela!

Foi mais uma cabeçada de José Eustáquio.