O sonho do Rei

Um rei teve um sonho e acordou apavorado. Mandou chamar seu mais fiel súdito e contou-lhe:

- Sonhei que todos os meus dentes caíram, mas foram um de cada vez e toda vez que um dente caía eu sofria muito.

Preocupado, seu súdito sugeriu que ele consultasse um de seus magos a fim de que ele interpretasse este sonho.

Apesar da hora avançada, mandou chamar um dos magos que, muito a contra gosto, foi atendê-lo. Certamente ele resmungou: “Ninguém Merece!!”.

Na sua presença o rei narrou o seu sonho e perguntou se aquilo era ruim ou bom e se tinha algum significado.

E o mago respondeu: - Isso não é um sonho e sim um pesadelo e significa que o Senhor irá perder todos os seus parentes. Todos irão morrer.

Um tanto contrariado, já que ele gostava muito de seus parentes, mandou aplicar 100 chibatadas no mago, alegando que ele não sabia o que estava dizendo.

No entanto seu súdito sugeriu que ele consultasse outro mago a fim de que tivesse uma segunda opinião e ele concordou.

Este, contudo, foi atendê-lo com a maior boa vontade apesar das altas horas que já se passavam naquela madrugada.

Disse o mago: - Em que posso servi-lo Majestade?

E o rei contou-lhe de que havia tido um pesadelo (agora sim um pesadelo) tendo perdido todos os dentes, porém não foram todos de uma vez e que a cada dente que ele perdia ele sofria demais.

Ao questionar o mago sobre a interpretação daquilo, ele respondeu:

- Meu Senhor, isso não é um pesadelo e sim um belo sonho e tem um significado muito importante.

- Qual o significado? Indagou o rei curioso.

- Significa que o Senhor vai viver mais do que todos os seus parentes.

Satisfeito o rei mandou entregar 100 moedas de ouro ao mago, como recompensa.

Moral: A resposta que damos a certas questões depende muito da nossa boa vontade, da maneira com que a formulamos e também da importância do nosso interlocutor.