UM CORDEL PARA VYGOTSKY

DESDE OS TEMPOS MAIS REMOTOS COGNIÇÃO E AFETIVIDADE SÃO ESTUDADAS NA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA SEMPRE DE FORMAS SEPARADAS.

COM O PASSAR DO TEMPO PRA ESTUDO DO SER HUMANO PERCEBEU-SE A NECESSIDADE DE UNÍ-LAS NUM SÓ PLANO.

VYGOTSKY , O TEÓRICO COM SUA ENORME INTELIGÊNCIA RESOLVEU ESTUDAR O HOMEM A PARTIR DE SUA CONSCIÊNCIA.

APESAR DE NUNCA TER USADO O TERMO COGNIÇÃO POR “FUNÇÕES MENTAIS” ELE TRATAVA: PENSAMENTO, MEMÓRIA E PERCEPÇÃO.

PRA MELHOR ENTENDIMENTO EM DUAS PARTES SEPAROU : FUNÇÕES ELEMENTARES E SUPERIORES. E FOI ASSIM QUE AS ESTUDOU.

A ATENÇÃO INVOLUNTÁRIA ESTA ERA ELEMENTAR SUPERIOR ERA A MEMÓRIA QUE AGORA VOU TE EXPLICAR:

ELE DIZ QUE O PENSAMENTO TEM ORIGEM NA MOTIVAÇÃO POIS AS IDÉIAS REFLETEM O QUE DIZ O CORAÇÃO.

O CAMINHO É INVERSO EIS AQUI A SOLUÇÃO É QUANDO O COGNITIVO DEU ORIGEM A EMOÇÃO.

MUITAS PORTAS SÃO ABERTAS PRA NA SUA OBRA ENTRAR ESCREVEU DIVERSOS TEXTOS ONDE AFETO NÃO VAI FALTAR.

TEVE LURIA COMO AMIGO E TAMBÉM COLABORADOR COMENTOU NAS SUAS OBRAS E DEPOIS AS PUBLICOU.

ESTUDOU A MENTE HUMANA ATRAVÉS DA FICÇÃO LITERATURA E TEATRO TAMBÉM DAVAM EMOÇÃO.

VYGOTSKY ARGUMENTAVA QUE ERA POSSÍVEL EVITAR DILEMA SOBRE CONSCIÊNCIA PRA NÃO SE ATRAPALHAR.

CONSCIÊNCIA PARA ELE É ORGANIZAÇÃO DO COMPORTAMAENTO PRATICADOS NO SOCIAL E NA CULTURA A TODO O MOMENTO.

O INTERESSE DE VYGOTSKY ERAM AS FUNÇÕES DA MENTE COISA QUE NO INDIVÍDUO “UMAS” APARECEM TARDIAMENTE

O SENTIDO E O SIGNIFICADO PARA ELE É ALGO CONCRETO POIS FAZ O INTERCÂMBIO ENTRE O SUJEITO E O OBJETO

O SIGNIFICADO É DA PALAVRA UM COMPONENTE ESSENCIAL QUE QUANDO SE UNE A FALA FORMA UM PENSAMENTO VERBAL.

O SENTIDO DA PALAVRA JÁ TEM OUTRO OBJETIVO VARIA ENTRE AS PESSOAS E SEU ESTADO EMOTIVO.