A Educação Infantil

A Educação Infantil

1

Cada professor e gestor

Recebeu um livro de orientação

Era só o que faltava

Para melhorar a formação

Agora sim, vai pra frente

Temos algo diferente

Fortalecendo a educação

2

Vamos ler e discutir

Fazer dele nosso aliado

Nunca só mais um livro

Para ter em casa guardado

Ele é para nos ajudar

Nosso conhecimento aprofundar

Tudo bem fundamentado

3

A educação é a base

Para o desenvolvimento

Esse é um grande passo

Para o conhecimento

É uma possibilidade

De melhorar de verdade

É conhecer este documento

4

A função e os objetivos

Da Educação Infantil

Que estão assegurados

Na lei maior do Brasil

Deve ser entendida e praticada

Numa relação integrada

É um direito civil

5

Educar e cuidar das crianças

É condicionar que explorem ambiente

Na construção de sentidos pessoais

Sobre si e o mundo, consciente

Aprimorando formas de agir,

Sentir, pensar e descobrir

Em sua cultura existente

6

O processo ensino e aprendizagem

Foi colocado em discussão

O aprender e o ensinar

Foram à interrogação

Na verdade é um processo

Principal para o progresso

Dentro da educação

7

A construção sociocultural

Ocorre com a interação

Com outras crianças e adultos

Em qualquer ocasião

E seu desenvolvimento

Começa desde o nascimento

E brincar é a principal expressão

8

A relação com as famílias

Isso não é brincadeira

O melhor procedimento

E a opção verdadeira

Juntar-se aos professores

E também com os gestores

E serem mais que parceiras

9

Ajudar as famílias a perceber

O cotidiano da instituição

Que é cheio de descobertas

Dentro de uma programação

Adotar uma postura acolhedora

Pois a escola é geradora

Dos ideais de uma nação

10

Na construção do PPP precisa

Das metas que desejamos alcançar

Organização da rotina

E materiais que vamos precisar

Para execução das atividades

Espaço e criatividade

Inseridas na proposta curricular

11

Abordamos o inciso VIII

Que incentiva o encantamento,

A curiosidade, a imaginação,

A indagação e questionamento

Em relação ao mundo físico e social

Ao tempo e a natureza real

Favorecendo o conhecimento

Claudia Pinheiro
Enviado por Claudia Pinheiro em 14/11/2011
Código do texto: T3335420
Classificação de conteúdo: seguro