SHEIK'S COFFE... CORDEL SÓBRIO

SHEIK’S COFFE?... Cordel Sóbrio...

“Garçom, garçooomm rápido! Uma caneta! Serve também um lápis.

Um pedaço de papel; um rascunho também serve. Vou escrever do próprio punho. Podes crer., essa não posso perder.

Depressa... Eta garçom lerdo! Como demora. Assim a inspiração vai embora”.

Todos os dias, exceção às segundas feiras, ainda aurora, bem de manhãzinha, reúnem-se um grupo de lépidos idosos, fregueses do de graça café, no local citado em tela, no Belo Bairro de Itapoã –V.Velha -ES. Parece ritual de fé.

Não confundir com o “maranata” dízimo... Um mal. Sim, claro que é!

Eles gemendo pegam e arrastam mesas, cadeiras e trêfegos se põem a arrumá-las. Esse “Grupo”... Ah, que malas! Tudo isso para um gratuito café!

E o pretinho “passado no saco”, frio, forte, fedorento, formiga fazendo fofoca no fundo... Do sofrível copo (americano), demora uma eternidade para sair... E o Sr. Aloir ( o proprietário), nem ai. A ajuda é bem-vinda. Bobo ele não é!

Em procissão, vestidos de bermudão, um a um eles vão em direção à cozinha. É um entra e sai, um tumulto um fim do mundo. Lá de dentro grita um vozeirão: “Falta o filtro, o coador de papel!” Céus! Grita o garçom em resposta, atrás do balcão: “ Onde está o seu Manoel? Onde se meteu o velho faltoso e infiel? É ele o encarregado de trazer o filtro de papel... Mas “péra” ai... Também o seu Levi ou o Fidelis - o Freitas, também uma ou outra vez, eles compram... Mas eles também estão atrasados, né?”

De fininho, sem trocadilho com suas finíssimas pernas, vem chegando, hoje meio atrasado, o seu Leví. Aposto que ele vai chegar e ir direto para cozinha a procura do “pretinho”. E não o encontrando pronto... O bicho pega!

.

“O café. Já tem cafezinho?” Sem cumprimentar a turma do “Asilo’s Coffe” – Sheik’s Bar, seu Levi adentra ao ambiente e vai logo cobrando. E não é que o café não estava pronto? Então enquanto o desejável líquido não sai, ele puxa o papo cujo o assunto é o de sempre e “pega”:

Futebol.

“Levi, Levi... É o Vasco que vivi... Eurico ( EU-RICO )... Vive no passado... do Flamengo ele é apaixonado! Está no bico... Só fala no Flamengo o danado!”

...E o cafezinho? Sai ou não sai?

“O café é descafeinado”, comenta o Silvio. “Descafeinado?” Espanta-se o Pedro, o cantor antigo e desafinado.” Que diabos é isso?”

Amuado e mal humorado, o garçom levando as mãos á cabeça diz alto e de bom tom: “Nem sei o que é isso! Estou ferrado”.

O Ivo, preto velho, aposentado do Senado, de cigarro nos lábios, sai do salão ressabiado, sem olhar de lado para não ser consultado – Descafeinado?-, sem dar explicação diz: “Qual o quê Cara! Meu negócio é jogo de bicho, vou mais é jogar no veado.

Lair, negão “gêmeo” meu, crava ai, 96, veado e cercado!”

“Deixa comigo, cerco milhar e centena aos doze, cravo no efeminado”.

“ Minha nossa Silvio. Você também Cantor! Que cheiro é esse? De couro? De sola?... Ah, é de selaria... Fabrica de selas”. “Vêem das mesas e cadeiras novas.. São de madeira. Olha elas têm cor de burro fugido”. Comenta o Ivo.

“Jogo no burro ou no veado?” Em dúvidas, interveio o Lair.

“Eu disse veado”. Dando uma tragada no malcheiroso cigarro e confirmando o palpite o Ivo.

Enfim o pretinho... frio, forte...sai!

Também já são 10:30hs a”Elite Etílica” começa a chegar para molhar o “Bico”!!!

BNandú 20/01/2013

BNandú
Enviado por BNandú em 22/01/2013
Código do texto: T4098145
Classificação de conteúdo: seguro