Panelas Velhas... Bons Caldos

Panelas Velhas... Bons Caldos!

Como é bom conviver quase que diariamente num ambiente onde se encontram “bons caldos”. “Caldos” de sabores e diferentes temperos. Refiro-me ao caldo (experiências) humano – relações e convívio humano. Não “caldos”, especiarias, tira-gostos, ágapes de botecos.

O interagir, caçoar, mangar seja em que assunto for, estimula, instiga e ajuda a manter a “cuca” fresca e em efervescência mental, produzindo “perolas” de conhecimento “e funcionado bem, sem os lapsos tipo: deu um branco ou deu um rosa ( para os chegados!), de memória tão comuns em senhores da “melhor idade”.

Algumas “pitadas” nesse “caldo”, ajudam a temperar, a melhorar o paladar, a fantasiar o sabor – o cloreto de sódio ( tão necessário ao funcionamento ao bom funcionamento dos neurônios... E as “pitadas” são exatamente as gozações, as historinhas,o “pegar no pé”, é fazer blague com os nomes dos “nossos Panela Velhas”...

Aqui em Itapoã – Vila Velha-ES, temos dentre outros, um ambiente assim, onde “Panelas Velhas” se encontram, num lugar onde costumo chamar de SHEIK’s Asilo. Os “Panelas, de Terça à Domingo, fazem as matinês do movimentado e simpático Bar. É uma liturgia...

Os “Panelas Velhas” que produzem tantos e bons “Caldos”, que têm nomes e significados. Cada um ao seu jeito a produzir excelente “caldo”:

Silvio, “Floresta” conta com o Ivo, “Vigilante”

Com o Prof. Jorge, “Agricultor? Que trabalha a terra”.

Pedro, que também é “Pedra”; o Roberto é “Brilhante”.

Seu Manoel, “Deus conosco”, parceiro do “Ligado, Unido” seu Levi,

Também com o seu Rubens... ”Vê um filho de Deus”.

Protegido que está, pelo Ramiro o “Guerreiro...”

Também protege Amaral, ”Amargo/ Princesa Altiva das 1001 noites”.

Convicto torcedor, Joel “Adorador de Jeová”.

E com “Muito amor a dar/ Romântico” o Fidélis, também Freitas

Que nada enjeita!

“Fazendeiro iluminado de Deus”, João Carlos... O Hitler esse é o Cara!

“Filho de Guímaro”, Guimarães é,

“Filho de Eduardo”, Edson é,

“Ardente/inteligente”, Ignácio também José.

O Nelson, quem diria! “Filho de campeão” é.

Quinze anos enganando quem? Veterinário! Faço Faculdade...

Correndo por fora, ainda sem idade

Querendo ser também um “Panela”

Mas caiu da moto e quebrou a canela.

Laranja da Terra, o matador de cordeiro,

É “Fazendeiro.”

Também “Que não perde oportunidade”.

Viram quantas “Panelas”? Quantas experiências mil. Quantas sapiências, sabedorias... Do popular, cotidiano, de caminhada... Até acadêmicas...

E o que é bom: cada com seu sabor único. De uma característica tão própria que mesmo sendo única, interage pacífica e harmoniosamente com os outros “caldos” (sabores). Esse é o mote!

Acho que a maior riqueza, o maior bem do SHEIK’s BAR, são suas “Panelas Velhas”, cujas presenças constantes, conferem-lhe segurança, e até por que não dizer: “Charme”!

“Tem cada velhinho/ Que ainda dá um caldinho/ Que chega de mansinho/ Senta na mesa caladinho/ E... Toma vinho.

BNandú 24/01/2013

PS.: 1- O Guardião dos: “Panelas”.

Aloir haja saco e espaço,

Tantos velhinhos

No seu “Sheik’s Asilo”... Aqui prá nós, sem vacilo

Responda-me: agrada-te amigo?

Calma cara! Na fila todos a caminho da paz no jazigo...

Que papo é esse amigo?

A ninguém gore... Não é chegada a hora...

Não demora todos vão embora!

2- Sub Guardião – Enéas, “Glorioso”, meio amuado/bravo/

cansado/ esgotado e...E de caldo derramado.

BNandú
Enviado por BNandú em 25/01/2013
Código do texto: T4104056
Classificação de conteúdo: seguro