Meu diário de bordo

Célia Leal

Escrevi esse diário, de uma forma bem fiel,

a bordo da matemática, na historia de cordel .

vou ficar bem à vontade, para contar o que trabalhamos,

pois tudo que aprendi, no dia a dia precisamos.

Muita coisa eu já sabia, Tendo em vista a experiência,

Mas sei que ainda preciso, dos saberes da ciência.

Eu estou aproveitando, de maneira bem legal

pois aprendi que a matemática, nos é muito especial.

Quando nos interessamos, Em formar o cidadão,

usando da matemática, temos uma grande missão.

A prendi com a experiência, a contar com a história,

transformando o bicho papão, em alegrias e vitórias.

Estudando eu condensei, muitas coisas já faladas,

que no meu cotidiano, não era assim praticadas.

entendi que um problema, é situação para pensar

Pois exige do indivíduo, calma para solucionar.

Se temos um problema, precisamos encontrar solução,

Seja na matemática, ou mesmo no coração.

Fiz resumos de textos, que por meio de problemas,

aprendemos a caminhar, e a participar do sistema.

Percebi que a matemática, não é um bicho papão,

pois tudo que ensinamos, tem que haver significação.

Precisamos fazer projetos, e estudar com atenção,

Aprendendo a adicionar, e a fazer subtração.

Devemos saber o que é, e como vamos projetar,

O porque? E o para que? para melhor solucionar.

Estudando as matérias, e encontrando sua lógica,

percebi a importância, da minha prática pedagógica.

Aqui estou registrando, o que vivi e o que aprendi

Trabalhando com matemática, para a vida construir .

Não havia percebido, que tinha toda uma ligação,

das histórias infantis, para trabalhar a adição.

Com esse curso eu aprendi, que é preciso aproveitar

dos conteúdos das histórias, para a matemática ensinar .

também não tinha pensado, em fazer subtração

nem tão pouco dividir, fazendo essa junção.

Agora eu sei fazer contas, de adição e subtrair

posso também multiplicar, e trabalhar com divisão.

Temos que usar a mente, corpo e alma e coração,

Aprender somar e dividir, subtrair e fazer multiplicação.

Pois as nossas crianças, Precisam de tudo isso,

para assim aprender, sem sentir o compromisso.

Sei que vai ser bem mais fácil, para somar ou subtrair,

Pois depois de praticar, com as diferenças consegui.

Agora eu já sei ensinar, pois aprendi a fazer,

Mostrando para aos alunos, novo jeito de aprender.

Agora eu posso fazer, para mostrar as diferenças,

Da subtração e da adição, seguindo uma sequencia.

Para mostrar aos aprendizes, as diferenças dos problemas,

Se vai tirando ou colocando, para fazer valer a pena.

Com a Joice e a Ana Paula, com a Vera e suas Rosas

Fazendo estimativas, eu consegui essa prosa.

Para o Renato e a Flávia, dividimos os bombons,

Registramos os totais, e fizemos subtrações .

Com a linguagem pictórica, podemos apresentar,

Usando nossa imaginação, para muito bem desenhar.

A interrogativa do problema, tivemos então que apresentar,

Usando da minha pratica, para resolver e validar.

Também representei a Helena, Com seus sete colares,

Que tirava e colocava, de formas bem singulares.

Com Helena e seus colares, passo a passo eu mostrei,

Se tira três fica com quatro, se tira quatro fica com três.

entendi as várias formas, falando de geometria,

também teve o jardineiro, que nos alegrou o dia.

Com um trapézio e dois triângulos, ouvimos uma bela história,

Fizemos varias figuras, Só não consegui fazer bola.

Desenhamos varias coisas, das três partes geométricas

Fizemos casa e brinquedos, e também uma boneca.

Desenhamos nessa casa, um cavalo descansando,

Na sombra de duas árvores, com borboletas voando.

Tinha também um jardim, com flores bem matizadas

Quando ouvi essa historia, fui ficando entusiasmada.

Também aprendi com ábaco, utilizando-o para fazer contas

Treinando sempre na sala, para uma educação de ponta.

Li na historia da galinha, será que o ovo meu, era seu ?

Só tinha a galinha choca, e uma vermelha apareceu.

Tirei daí várias lições, das galinhas para a vida,

Sei que preciso aprender, para ficar mais divertida.

Tinha a choca bem distraída, a vermelha muito bagunçada,

depois com os seus pintinhos, tornaram-se uma só ninhada.

Trabalhei com cata vento, de uma forma bem bacana,

Para mostrar como é bom, a matemática na vida cotidiana.

Agora quando eu voltar, com curriculum atualizado,

Todos os meu alunos, vão ficar maravilhados.

Aprender sobre o total, isso se faz bem necessário,

para conhecer as partes, do todo devemos partir,

essa foi mais uma lição, que com Olga Claro aprendi.

Esse texto é um diário de bordo a partir dos estudos de matemática no curso de pedagogia. Creio que será muito interessante principalmente para os professores de plantão. Um abraço para todos que se dispuserem a ler e tecer comentários. Célia Leal