VYGOTSKY: O papel do outro na construção do conhecimento

Cordel feito para apresentação de trabalho na Faculdade ASCES – CARUARU, Licenciatura em Educação Física, ALUNOS: Alex, Valdeir, Amanda e Joeldson, PROFESSORA: Isolda Marilak, em 02 DE MAIO DE 2014.

Vygotsky vai afirmar

Com todo discernimento

Duma forma detalhada

A formação do conhecimento

Com a sua teoria

Que vigora no momento.

Segundo a teoria

Histórico-cultural

O ser humano se torna

Mais humano e natural

Principalmente através

Da interação social.

Para o grande Vygotsky

Construir conhecimento

Implica ação partilhada

Para o desenvolvimento

As relações com os outros

Ajudam no crescimento.

No contexto escolar

Interações sociais

Entre professor e aluno

As crianças e os pais

São bastante necessárias

Para se aprender bem mais.

A heterogeneidade

De qualquer grupo humano

É fator imprescindível

Pro saber cotidiano

Valores, experiências

São passados pro hermano.

Dentro do aprendizado

Vygotsky da dimensão

E função bem importante

Ao papel da imitação

Pois ela nos oferece

Poder de reconstrução.

Poder de reconstrução

Daquilo que o indivíduo

Observa externamente

Um aprendizado assíduo

Com poder de exclusão

Do qu’é bom, do qu’é resíduo.

Afirma que a imitação

É bom para a criança

Internalizar conceitos

No saber, ter confiança

E o conhecimento externo

Ficar sempre na lembrança.

Poder de reconstrução

Daquilo que o indivíduo

Observa externamente

Um aprendizado assíduo

Com poder de exclusão

Do qu’é bom, do qu’é resíduo.

Afirma que a imitação

É bom para a criança

Internalizar conceitos

No saber, ter confiança

E o conhecimento externo

Ficar sempre na lembrança.

O professor tem que ir

Além da repetição

Ter intenção de ampliar

A troca de informação

E o repertório da criança

Expandir com emoção.

Nessa nova abordagem

O professor deixa de ser

Um agente exclusivo

De formação do saber

Pois a criança precisa

Interações, promover.

Nesse caso o professor

Promove situações

Que aguçam os alunos

A trocar informações

Que permitem o aprendizado

E suas percepções.

Para que o professor

Desempenhe sua função

Com competência e amor

Melhore a condição

Salarial, de trabalho

Escute seu coração.

SER PROFESSOR É SER PAI

UM AMIGO, UM IRMÃO

É SER MESTRE, SER PARCEIRO

SER CIÊNCIA, EDUCAÇÃO

SE VOCÊ É PROFESSOR

PARABÉNS PELA MISSÃO.

AMIGO, VOU TERMINAR

NOSSO CORDEL ARRETADO

DEIXANDO PRA QUEM GOSTOU

NOSSO MUITO OBRIGADO

À PROFESSORA ISOlDA

NOSSO ABRAÇO APERTADO!

ASCES – CARUARU

Licenciatura em Educação Física

ALUNO: Alex, Valdeir, Amanda e Joeldson

PROFESSORA: Isolda Marilak

02 DE MAIO DE 2014.

AUTOR: CARLINHOS CORDEL

E-MAIL: professorcarlossoares@gmail.com