ESTÓRIAS CARIOCAS ACRONOLÓGICAS - PARTE XIII

1--- Dois anos de fachada em obras e reforma-recuperação de todo o interior de um prédio de 16 andares, inaugurado em 1940, antiga sede do Ministério de Educação e Cultura (áureos tempos!), um dos marcos da arquitetura moderna brasileira, logicamente um dos primeiros edifícios no Brasil a reunir pilotos, planta livre e terraço-jardim. Entre os destaques, as belas fachadas, jardins interno e externo de BURLE MARX, esculturas de BRUNO GIORGI e painéis de azulejos e afrescos de PORTINARI. Um tesouríssimo, tombado pelo IPHAN em 1948. Construído entre 1937 e 1943, foi projetado por uma comissão de arquitetos: LÚCIO COSTA, OSCAR NIEMEYER e AFFONSO EDUARDO REIDY, com a consultoria de LE CORBUSIER. A cor das peças dos 'brise-soleils' (quebra-sol) originais, em azul, foi escolhida por LÚCIO COSTA. ----- Outras antiguidades clássicas no Rio de 450 anos: Mosteiro de São Bento, 1590, Arcos da Lapa, antigo Aqueduto Carioca, construído entre 1725 e 1744, ambas construções do período colonial, e Cristo Redentor, construção iniciada em 1922, início do século XX.

2---Fora do seu espaço - rua 7 de Setembro - há 3 anos, o grito 'dele' agora vai ecoar novamente, agora no local original de 1933, um larguinho no encontro das ruas do Ouvidor, Miguel Couto e avenida Rio Branco. Obra do artista FRITZ, pseudônimo do caricaturista ANÍSIO OSCAR MOTA, em bronze fundido. Reinauguração em 30 de setembro de 2019, Dia do Jornaleiro, aquele profissional independente sob o sol ou sob a chuva, que supera outros meios de comunicação - não depende de haver eletricidade... O monumento inspirou em DARCY VARGAS, primeira dama no período Vargas, a criar a Casa do Pequeno Jornaleiro, aquele que caminhava e apregoava as notícias "fresquinhas" do dia - instituição (bons tempos!) idealizado para dar apoio àquelas crianças já trabalhadoras: ela começou dando roupas, comida aos meninos vendedores de rua e inaugurou o abrigo em 1938. A Fundação Darcy Vargas - Casa do Pequeno Jornaleiro ainda existe e oferece o segundo ciclo do ensino fundamental para 104 crianças, com a colaboração de um percentual das vendas das bancas para manter a instituição.

3---A cidade tem mais de 100 chafarizes... sedentos, isto é, sem água. Chafarizes secos! Paisagem carioca de urbanização - função de abastecer de água a população no período colonial, e ao mesmo tempo enfeitar praças e vias públicas. Há monumentos históricos, como o de Mestre VALENTIM, praça XV, perto do Paço Imperial, 1789, e o Monroe, 1861, na Cinelândia; mais moderna a Mulher com ânfora, em frente à Igreja da Candelária, 1944. Em todo caso, água em apenas dois, o da praça Condessa Paulo de Frontin (Paulo de Fontin, o tal jovem engenheiro milagroso da "água em ses dias".........), no Rio Comprido, e o Dança das águas, na Cidade Nova, em frente à Prefeitura, porém água jorrando apenas das 8 às 10, das 12 às 14 e das 16 às 18 horas, não em tempo integral. Descaso governamental com toda a cidade; Quando a manutenção prometida? Cariocas e turistas estão esperando.........

4---Inicialmente, no local era um lampadário de ferro fundido, instalado em 1909. Depois, 'tempos modernos'... No Largo da Carioca, o monumento-relógio de 1947 será (será mesmo?!) restaurado pela prefeitura e voltará a tocar, como no passado, o repertório musical que vai de "Aleluia", de HANDEL (1685/1759), a "Asa branca", de LUÍS GONZAGA, o nosso 'Handel' da caatinga. Cariocas e turistas estão esperando.........

FONTES:

"Bons ventos no Palácio Gustavo Capanema" - "Aleluia, aleluia, aleluia..."Sem água, chafarizes deixam paisagem mais árida" - "Grito do Pequeno Jornaleiro volta às ruas do Centro" - Rio, jornal O Globo, 12/5, 9/6, 15/9 e 4/10/19.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 24/10/2019
Código do texto: T6778348
Classificação de conteúdo: seguro