II POSTAGEM CORDEL NA SALA DE AULA

O CORDEL

Como uma boa estratégia

De desenvolvimento da oralidade

Leve para educação infantil

Será sempre uma novidade

O aluno aprende brincando

Com historinhas da realidade.

Veja a empolgação

Com uma historinha contada

Que ela venha sempre junta

Do que via ser trabalhada

No gênero do cordel

A turminha fica animada.

Traga temas empolgantes

As letrinhas atreladas

Se tiver um animalzinho

Que venham relacionadas

Com linguagens bem claras

Com formas bem divertidas.

Desenvolve a linguagem oral

No “A” Traga a abelhinha

Fale da sua utilidade

No “B” a borboletinha

Observe o encanto

De toda a sua turminha.

E cada letrinha trabalhada

Monte uma bela historinha

O “C” convide a centopeia

Ela chega apressadinha

Calça os cem sapatinhos

Ainda traz a sombrinha.

Na criação de estratégias

O professor vai trabalhar

Trazendo o alfabeto no cordel

Dessa forma poder ensinar

E ter melhor aprendizado

O resultado vai ser exemplar.

Para desenvolver a linguagem

Uma historinha bem contada

O lúdico é a melhor opção

Uma aula bem elaborada

Se precisar sente no chão

E veja a turminha animada.

A linguagem oral é um bom objetivo

Deixe a turminha interessada

Comece lendo um cordel

Numa história elaborada

Imite os personagens

E se não souber criar

Ela pode ser recontada.

Para trabalhar esse publico

Requer melhor atenção

É na educação infantil

Que se começa a construção

Plantando cada degrau

Na sua boa educação.

Autoria Irá Rodrigues

http://iraazevedo.blogspot.com.br/

CORDEL NA SALA

Imagine a folia

Quando chega o momento

Nos versos de um cordel

Relatar o pertencimento

Do povo de um lugar

Sem deixar de falar

De todo seu sentimento.

O professor dá a partida

Cada aluno vai falando

São tantas histórias boas

O cordel vai se formando

A turma toda animada

Vai aprender brincando.

Busque sempre provocar

Falando da amizade

Cada um vai trazendo

Com toda simplicidade

Essa aula dará bons frutos

Isso garanto com verdade.

É construir com o aluno

Venha de qualquer forma

O professor incentivando

Assunto produtivo não demora

A aprendizagem com certeza

Com cordel ela se transforma.

No final veja a beleza

Servindo de construtora

De versos em verso rabiscado

Você foi a mentora

Desse belíssimo trabalho

Parabéns a você professora.

Autoria Irá Rodrigues

http://iraazevedo.blogspot.com.br/