Aos colegas Poetas e cordelistas

Meus queridos leitore e colegas poetas. Aaacabei de abrir uma comunidade no ORKUT chamada MESTRE EGIDIO E SEUS AMIGOS. Ela será voltada para a publicação de obra de poesia sertaneja e corde. Aqueles que são cordelistas estão convidados a colocar l´suas obras, são meus convidados.

Para aqueles poetas que sentem alguma atração pela nossa poesia de raiz, e quizerem tentar, vai abaixa algo que eu havia publicado na USINA de LETRAS há muitos anos, com o pseudônimo de Antonio Piolho Chato

Um Abraço Fraterno; Mestre Egídio

"Um pouco sobre a métrica

Métrica é a arte que ensina os elementos necessários à feitura de

versos medidos. A métrica é obtida pela contagem das sílabas e o

ritmo pelas cesuras. Você sabe metrificar e ritmar?

Uma regra

A última sílaba que se conta é a tônica da última palavra.

Ex.- 7 Sílabas:

Eu vi mi-nha mãe re-zan-do

Aos pés da Vir-gem Ma-ri-a

E-ra u-ma San-ta es-cu-tan-do

O que ou-tra San-ta di-zi-a

Outra regra

Quando uma palavra termina por vogal átona e a seguinte começa

por vogal ou ditongo, conta-se uma sílaba só. Diz-se que há

embebimento de uma sílaba na outra. Ex.:

Ou vin do a fa la ao ven to. São 7 sílabas.

Mais uma regra

Para atender à métrica, hiatos podem transformar-se em ditongos

(Sinérese) e ditongos transformar-se em hiatos (Diérese) Ex

Su-a-ve por Sua-ve (3 viram 2)

Sau-da-de por Sa-u-da-de (3 viram 4)

Cesuras

Não esqueça que o que dá ritmo à poesia são as cesuras. São as

sílabas tônicas que devem existir obrigatoriamente no interior dos

versos, quando tenham mais de sete sílabas.

Nos decassílabos Sáficos - 4ª - 8ª - 10ª - Ex.:

Ia Bar-sa-nul-fo pe-lo ver-de pra-do

Nos decassílabos Heróicos - 6ª - 10ª Ex

Tra-ba-lho nas no-ve-las nun-ca ve-jo

E.T. O verso Alexandrino legítimo tem cesuras na 6ª e 12ª. Se tiver

na 4ª, 8ª e 12ª. será um Dodecassílabo Quaternário. Não

necessariamente um Alexandrino.

Cordel

(A trova é uma quadra de sete sílabas que tem de ter rima no mínimo

da 2ª com a 4ª.linhas Prefe-rível será rimar também a 1ª com a 3ª.

Encontra-se em trovas mais antigas rimas da 1ª com a 4ª e da 2ª

com a 3ª. Há também 1ª com 2ª e 3ª com 4ª, além de outras.

embora o tipo enunciado no primeiro parágrafo seja o mais usado

atualmente.)

A trova, para ser bem feita, tem de ter um ACHADO. Achado é algo

diferente e que faça valer a pena ler a trova. Adelmar Tavares diz

"Nem sempre com quatro versos

setissílabos, a gente

consegue fazer a trova;

faz quatro versos, somente"

No livro "Como Fazer Trovas e Versos", de Eno Teodoro Wanke, ele

faz interessante observação a esse respeito.

Mostrar a trova de um autor e a correção por ou-tro trovador, dando-

lhe mais qualidade.

Acompanhemos o exemplo:

Trova de João Cândido, publicada no ano de 1894:

O filho do carpinteiro

foi um artista profundo

o que fez esse luzeiro ?

Fez um conserto no mundo.

Raul Pederneiras (1874-1973), lá pelos idos de 1916, depois de

tomar bons goles de vinho, saiu-se com esta:

O filho do carpinteiro

foi um artista profundo:

com três cravos e um madeiro

fez a redenção do mundo !

Com apenas 28 sílabas temos a história do Cristianismo, mostrando o

que ele significa. Outro exemplo:

Tua boca todos sabem

é tão pequena e singela

que eu não sei como é que cabem

tantos beijos dentro dela.

Na revisão, foi mudada.

Tua boca é tão pequena

tão pequena e tão singela

que não sei como é que cabem

tantos beijos dentro dela.

Rimou apenas a 2ª com a 4ª, mas ficou mais bonita e expressiva.

Nota - Comece o Cordel sempre com letra maiúscula. A partir do

segundo verso use letra minúscula, a menos que a pontuação indique

o início de nova frase. Nesse caso, use a maiúscula novamente.

Meus amigos;

Aprendam a cordelar fazendo poesia de qualidade."

Mestre Egídio
Enviado por Mestre Egídio em 20/02/2008
Código do texto: T867458