Natal do Papai Noel

Desde criança observo como nesta época do ano a cidade fica a cada dia mais bonita, iluminada e colorida. Enfeites e decorações natalinas fazem parte de um cenário esplendoroso. Ao cair da noite todos esses artefatos passam a mostrar uma cena rara com sua iluminação, com seu brilho e movimento. E a cada ano, com o avanço tecnológico, entre os meses de Novembro e Dezembro, tudo se transforma e ganha uma beleza toda especial.

Mas tem algo que me entristece muito a ver esse espetáculo: Em todo tema natalino me deparo com a figura de um idoso senhor de barbas brancas vestido de vermelho, que por vezes vem acompanhado por outros detalhes decorativos tal como casas, paisagens e cenários europeus com uma infinidade de pinheiros e outras figuras sempre realçando as cores verde e vermelho. Se por um lado o tão conhecido Papai Noel está tão presente em todo o tema natalino, por outro, a ausência do ator principal passa despercebida por muitas pessoas. É o natal do Papai Noel.

Se eu fosse fazer uma estatística, eu poderia assegurar que de cada dez temas natalinos observados aleatoriamente pelas ruas, os dez faz alguma menção ao Papai Noel, porém, um ou nenhum deles faz menção a algum um presépio ou sequer possui a figura do menino Jesus.

Afinal, o Natal é do menino Jesus ou de Papai Noel?

Deveríamos refletir sobre o real significado do Natal. Independentemente da vontade dos decoradores natalinos, a comemoração do nascimento do menino Jesus deveria ser um precioso momento para praticarmos o amor ao próximo e iniciarmos então uma mudança interior. Nossas escrituras mostram que Jesus nos ensinou o real significado da fé quando nos revelou como falar com o Criador através da oração. Aproveitemos então este momento precioso que se aproxima com a chegada desta data tão especial para elevarmos nossos pensamentos a Deus, e rogarmos boas vibrações para nosso mundo que carece tanto de nossas preces.

E que esses nossos pensamentos permaneçam elevados não só nessa época, mas durante todos os dias do ano. Assim, quando nos depararmos com uma decoração natalina, mesmo sem a presença de seu ator principal, nos lembremos do verdadeiro significado do Natal e reflitamos profundamente sobre o motivo pelo qual esta linda festa está sendo preparada. Que tal?

Um Feliz Natal a todos!