É Natal, parabéns pra quem mesmo?

É Natal! Seguramente o período mais bonito do ano. As pessoas ficam mais bonitas, mais sorridentes, mais beijos, mais abraços, confraternizações, festas, doações, presentes, roupas novas. Quanta coisa boa há no Natal. Já prestou atenção como dá vontade de ficar “bonzinho”. Tem gente que passou o ano inteiro sem se importar com o próximo, mas quando chega dezembro sente um arrepio tão grande, as lágrimas vêem aos olhos e com elas nasce um desejo de fazer o bem a alguém. Desde que não custe muito, é claro, e desde que haja algum retorno, do tipo: um descontinho no imposto de renda. Mas tudo bem, né? É Natal, não vamos perder essa única oportunidade em trezentos e sessenta dias.

Ta faltando lembrar mais alguma coisa de Natal?Ah, sim, Papai Noel, que mico, hein! Falar de Natal sem falar do bom velhinho é inadmissível, quase um sacrilégio. Afinal de contas é ele quem nos traz os presentes. O que ele faz nos outros dias do ano? Deixa pra lá, Natal não é tempo de críticas ou de ironias.

Não posso esquecer também das árvores de Natal, dos pinheirinhos lindos. Sabe qual é o local no Ceará onde nasce mais pinheirinho? Nas lojas. Natal também me fez lembrar da neve. Óbvio que os nordestinos sabem o que é neve, todo filme e cartão de Natal tem neve e bonecos de neve engraçados, sempre gordinhos e com nariz de cenoura. E as luzes! Quantas luzes. Muitas luzes. Lindas luzes. Nas casas, nas lojas, nas praças. Como são belas, coloridas, piscando, piscando, piscando. Formando anjinhos, caixas de presentes, trenós e tantas outras formas legitimamente natalinas. Isso é Natal de verdade.

Agora acho que não falta nada, já falei de tudo sobre o natal. Êpa, olha só, ia esquecendo dos sinos. Que memória fraca essa minha. Não posso esquecer dos encantadores sininhos do Natal, badalando para anunciar não sei o quê, talvez um tempo bom. Pronto, Natal é isso aí. Jesus me ajude a não ser injusto com ninguém e não esquecer nem um detalhe ao falar de Natal.

Feliz Natal para você.

Esqueci alguém?