FELIZ NATAL, JESUS!

 

São tantos os comentários sobre a época do Natal que, numa escala de valores, é visível quanto a humanidade se esvazia de amor, a cada dia, ao invés de seguir o que Jesus Cristo ensinou, e que engloba todos os mandamentos recebidos por Moisés:

“Amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo.”

 

Como o ser humano se distancia dos valores transmitidos por Deus aos profetas e reiterados, em linguagem mais atual, por seu filho Jesus!

A pessoa que anda ao nosso lado e nos deseja Feliz Natal tem orgulho de ser um “cientista autodidata”. Sente-se um profundo conhecedor das ciências exatas e universais.

 

Imagine-se recebendo votos de um Feliz Natal assim:

 

– Nós não comemoramos o Natal na nossa religião porque na Bíblia não tem o dia exato em que Jesus nasceu, mas para você que comemora, tenha um Feliz Natal.”

 

Um convidado para a sua Ceia de Natal não falta na hora de saborear os alimentos que você preparou com tanto carinho, embora diga, do alto da sua sapiência:

– Um abraço para você, Feliz Natal! Eu entendo que você comemore mas qual o calendário que prova o nascimento de Jesus nesta data?

 

Mesmo as pessoas mais simples e menos abastadas costumam repartir os seus alimentos nesse dia com amigos e vizinhos. Armam pequenos presépios lembrando a manjedoura de Belém, compram e trocam presentes singelos, num gesto de carinho e de alegria, celebrando a chegada de Jesus no seio da Família escolhida por Deus para criar e educar o seu Filho em forma humana.

 

Incentiva-se a adoção de crianças, cada vez com maior intensidade, e são muitas as famílias inscritas para receberem esse filho tão esperado. Quando conseguem realizar o sonho, a felicidade impregna toda a comunidade que compartilhou aquela espera. Uma das alegrias dessas famílias é festejar o aniversário daquela criança que veio iluminar as suas vidas, trazer novas esperanças e preencher, com o seu amor infantil, aqueles corações sedentos. Todos os convidados se rejubilam com a festa.

 

Quantos filhos adotivos foram encontrados por famílias em cestinhos, caixas, berços portáteis na porta de suas casas, sem nome, sem filiação, sem data de nascimento? Quantas crianças vivem hoje em orfanato na mesma situação, com datas de nascimento atribuídas pelas características físicas do crescimento, ou escolhidas observando critério de homenagens a um fato, ou alguém? Os seus aniversários são comemorados anualmente.

 

Os animais são muito queridos e presença comum nos lares de muitas famílias. Quantas festas de aniversário desses seres, também criados por Deus, são realizadas e divulgadas? Há participação de muitas pessoas acompanhadas dos seus “bichinhos de estimação” e se sentem felizes assim.

 

Discorremos sobre o mérito, a valorização da festa de Aniversário do Filho de Deus, Jesus... O Natal de Jesus, celebrado anualmente. Jesus, o Deus Filho, concebido semelhante a nós; Jesus o irmão mais Especial que viveu por nós e que nunca nos deixou.

 

Como será o tempo para Deus? Anos, dias, meses, horas, minutos, segundos?

Alguém sabe, exatamente, quanto tempo tem de vida na terra, ou o que lhe acontecerá no dia seguinte?

Deus é o Senhor do Tempo e da Vida e devemos ser muito agradecidos por essa expressão do Seu amor.

 

Ao invés de tantos questionamentos sobre o dia exato em que Jesus nasceu entre nós, e invocar os fundamentos de religiões, crenças e seitas diversas, sob a égide de um falível ser humano, o júbilo, a alegria, a exaltação deveriam nortear todos os que se afirmam CRISTÃOS no Natal que comemoramos.

 

Afinal, em grande parte do nosso pequeno planeta Terra, muitas pessoas estão irmanadas no dia 25 de dezembro, numa união de orações, de fé, de amor porque Jesus nasceu e continua vivo entre nós.

 

A afluência de pensamentos positivos gerados nessa noite, em todos os Continentes, é semelhante a um pequeno raio de luz que se une aos demais e forma sobre nós uma camada de energia tão forte e grandiosa como o Amor de Deus, como a Luz da estrela, ou do cometa (não importa para o nosso espírito) que guiou os pastores até o Menino Jesus, sua Mãe Maria e seu pai adotivo José.

 

Jesus é o fundamento indiscutível da fé cristã. Polemizar datas e crenças religiosas é o que devemos fazer neste período? Jesus continua nascendo no coração de cada ser humano que se torna um Cristão.

 

Jesus é, por excelência, o aniversariante que merece mais homenagens e comemorações. Não deixemos Jesus sem a alegria de uma Grandiosa Festa no Seu aniversário!

 

Feliz Natal de Jesus, hoje e sempre!

 

Dalva da Trindade S Oliveira

(Dalva Trindade)

18 de dezembro de 2010