Lembranças de Natal

Todos nós temos lembranças de um Natal, aquele Natal que mais marcou a nossa vida. Pode ter sido uma visita inesperada, um presente, uma pessoa. De criança, lembro da euforia em ter que esperar o dia certo para abrir o presente. Meus pais diziam, quando eu e minhas irmãs ainda acreditávamos, que era preciso dormir para que o Papai Noel colocasse o presente ao pé da nossa cama. E pela manhã, conforme prometido e em recompensa a nossa obediência, lá estava ele, embrulhadinho, simples, mas especial, bem perto de nós.

Os Natais da infância nunca são esquecidos, têm o cheiro da saudade, o gosto do bolinho da avó, do carinho do avô, das brincadeiras dos irmãos, do riso do pai e do olhar da mãe. Era dia de ir à missa pela manhã e depois almoçarmos juntos. Era um dia que não precisava de nada para ser especial, pelo fato de ser Natal. Podia chover, que ficávamos em casa sem reclamar. O friozinho dava até um toque diferente. O Natal é diferente. E com o passar dos anos, em que tantas coisas e pessoas passaram e partiram, o Natal também mudou seu tom, suas cores, suas luzes.

É impossível fugir do saudosismo nessa época! Sempre ao armar a árvore, com suas cores, luzes, estrelas e anjos, lembro do último Natal junto de meu pai. Sentindo que em breve partiria, ele pediu que nada nos entristecesse, que decorássemos a casa, acendêssemos os pisca-piscas, preparássemos a ceia e sentíssemos o espírito natalino. Não é uma lembrança triste, ao contrário, me faz pensar que o Natal sempre renova algo em nós. Muitas vezes vamos aos pouquinhos apagando essas luzes, descrendo que a vida sempre nos prepara um presente, uma pessoa. Claro que, se eu pudesse, traria de volta as luzes que me foram apagadas, mas não é esse o caminho.

Embora adulta, por vezes me pego pensando como aquela menina que um dia fui, encantada com as luzes natalinas. Ainda gosto de ver as casas iluminadas e a cidade igualmente irradiando luzes e cores. E também gosto muito de escrever cartões e enviar às pessoas que gosto, de eternizar aquele Natal com palavras de amor e amizade. Muitas são as lembranças natalinas, que abrigam abraços, beijos, confraternizações de família e amigos, promessas de dias melhores e sonhos jamais esquecidos. Luzes que são acesas a cada ano, com a chegada do Natal. Luzes que brilham no pinheiro da minha casa e em todo lugar onde se acredita na renovação da vida e no futuro.

Cláudia Sabadini
Enviado por Cláudia Sabadini em 26/12/2006
Código do texto: T328441