AS RAZÕES DO NATAL

Dia desses uma garotinha de 10 anos indagou: Quais as razões do Natal? Por que as pessoas mudam nesta época? Não poderiam elas permanecer o ano todo com esse coração cheio de bondade?

Entendemos o Natal como a época de fraternidade, de presentes. Confraternizamos uma noite, nos cercamos de familiares e de amigos, trocamos presentes, lembramos que neste dia Cristo nasceu.

Crianças aguardam a visita do papai Noel, em muitos lugares ele sempre vem, mas em outros parece que ele esquece de passar.

Seriam os presentes, a visita ilustre do bom velhinho a razão para o Natal?

Natal é a festa do nascimento de Jesus, muito além desta tradição está algo imensurável: o compromisso de Deus para com toda a humanidade.

No Natal, comemoramos um vínculo de amor com Deus, sua promessa de continuidade da vida, através de Jesus. E, após o Natal, iniciamos um novo ano, que significa a renovação.

Então, se no Natal Deus reafirma seu compromisso com todos nós, e o ano novo representa a renovação, por que não permanece em cada um de nós o ânimo que temos nesta data?

Deste modo, quero pensar que cada dia do ano novo é Natal.

Assim, as pessoas poderão todos os dias confraternizar, a paz se perpetuará, o amor se propagará por todos os cantos da terra, e esse sentimento de querer fazer o bem, nascerá todos os dias com a aurora da manhã.

Ficaríamos mais próximos de Deus e, desta forma, seríamos todos bem felizes.

Jesus é o presente de Deus para todos nós, e todos os anos no dia 25 de dezembro, Deus reafirma seu compromisso com os homens. Por isso, comemoramos esta data, essa é a razão maior do Natal.

Assim, que o ânimo que nos envolve no Natal se desdobre para cada dia do ano novo.

Que possamos estender as mãos e mostrar o caminho para quem se encontra perdido. Que a estendamos para os que precisam de auxílio.

Que tenhamos a mesma paciência, que permaneçamos sonhando, que a bondade nos envolva, que a sensação de paz nos acompanhe, que o amor prevaleça; que todos os dias sejam um novo presente de Deus para cada um de nós e que comemoremos cada dia, cada conquista como os maiores presentes da nossa vida.

Jesus é a razão do Natal, o maior presente de Deus para a humanidade.

O homem é o grande presente de Deus para a vida. Como viveremos esta vida, será nosso grande presente para Deus.

Feliz Natal!

Anne Veloso Monteiro - Escritora Membro da Academia Paraense Literária Interiorana -APLI