EU ACREDITO EM PAPAI NOEL

Durante a minha primeira infância não tinha dúvidas que Papai Noel existia, as pessoas mais confiáveis do mundo para mim, naquela época, me garantiam essa verdade incontestável. Depois passei a desconfiar de que esse tal de Papai Noel era somente uma brincadeira dos adultos para se divertir divertindo seus filhos. Boa essa brincadeira. Fui ficando maiorzinho e a figura do Papai Noel perdeu a graça. Aí eu já sabia de onde vinham os presentes e a quem cobrar se alguma coisa desse errado. Já na fase adulta, por causa da religião, não só desacreditava no Bom Velhinho como fazia o possível para que o descrédito fosse um fenômeno mundial. Ora bolas! Minha religião dizia que no aniversário de Jesus esse tal motorista de trenó intrometido tomava toda a atenção estragando a festa. Inadmissível. O barbudo que tinha que soprar a velinha no dia vinte e cinco tinha que ser o jovem e não o velhinho enxerido.

Mas hoje eu fico pensando: será mesmo que Jesus se importa com isso? Tipo menino mimado todo animado ouvindo todos cantando o “parabéns pra você”? Será mesmo que ele está ligando pra isso? Prefiro pensar que a ideia de transformar cada adulto em um “Bom Velinho” que dá presentes para as crianças só para vê-las felizes, lhe agrada muito mais. Você já se fantasiou de Papai Noel? Não? Amigo, é uma experiência arrebatadora. Imagina você, cercado de crianças, de bracinhos estendidos, sorrisinhos nos lábios, olhinhos ansiosos. Lindas. Então você vai tirando os presentinhos do saco, elas pegam os pacotes e correm desesperadas para desembrulhar e ver o que contem, nem dizem obrigado – não dá tempo e não precisa mesmo. Como é gostoso ser Papai Noel.

Eu acredito em Papai Noel. Acredito que é uma boa ideia. Talvez fosse melhor dizer que acredito em Papais Noéis. Essa ideia é de Deus. Presentear é de Deus. Fazer as crianças felizes é de Deus. Acho que Deus quer que sejamos todos Papais Noéis. Tenho a forte impressão que Jesus trocaria sua festa de aniversário por um evento em que todos os adultos se transformassem numa figura lendária, cheia de magia e bondade, entrassem pelas chaminés das casas e enchessem as meias de brinquedos, as árvores de natal de presentes, os lares de Sua Graça e as crianças de felicidade.

Feliz Natal, seus dublês de Papai Noel.