LAÇOS DO TEMPO

Há um mês...já nos preparativos.

Certa vez, passando por uma loja natalina bem famosa na época , vi uma fita decorativa maravilhosa.

Nela me encantei com o cenário, onde se via o desenho de anjos renascentistas , presépios, cenas que, para quem curte a época e a decoração, acalentam a alma.

Paralisei meu olhar na fita, fiquei encantada como criança, mas só vendiam o rolo inteiro e era ele muito caro para o meu bolso.

Eu só queria um pedacinho para fazer o laço do arremate da minha árvore.

De repente, a vendedora me disse: " moça, aqui a gente monta as árvores da exposição da vitrine e sobrou esse pedacinho que não dá para fazer nada... você quer levar?

Caramba, parecia que eu tinha ganho o maior presente de Natal.

Naquele ano fiz o laço mais lindo que já havia feito...e pensei: " gostei tanto da fita que vou guardar meu laço para todos os Natais".

Faz vinte e oito anos que ele decora o topo da minha árvore...sempre novo como se tivesse sido feito hoje.

A vendedora talvez nunca saiba que foi ela a responsável pelo grande laço da minha árvore de tantos laços que atravessam o tempo.

Hoje eu poderia trocá-lo por outros laços mais "fashions", mais novos, até mais bonitos.

Mas... não teriam a essência desse meu laço...

Aquela cena me presenteou com o entendimento de que sempre podemos construir laços donde menos se espera; e há laços que são insubstituíveis...ainda que sejam feitos dum restinho de fita aparentemente já sem utilidade.

E se, por desventura, alguns laços se desmancham é porque a fita já não nos encanta mais...

De certa forma, somos nós os únicos responsáveis pela confecção e pelos perenes pulsos dos nossos laços.

Eis a essência do verdadeiro espírito do Natal.

24.11.2019