START - A DESCOBERTA ( leia esta primeiro )

A chegada do Natal traz lembranças doces da infância formadora dos valôres e crenças.

Acho que essa noite sonhei com árvore de Natal.

Acordei com gosto de suspiro na boca , lembrança suave do algodão que minha avó colocava na árvore e eu não entendia para quê era aquela "tripa comprida de algodão" ,como eu a denominava.

Minha tia Ila ,muito querida, me explica que era a neve , aí complicou !

- Eu disse :

_ Mas aqui nem tem neve !

Ah ! não importa eu disse,está bonito !

A árvore tinha pisca-pisca de luzes coloridas , era enorme e ficava no canto da sala , onde eram depositados os presentes.

A meia noite um adulto ficava encarregado de apagar as luzes da casa , Milton um vizinho ou vovô Acácio entravam de papai Noel ,era engraçado ver a cara das crianças ( eu era uma delas).

Mas pera lá ...magro , um metro e noventa de altura, quem mais seria ?

Um dia falei alto : _ É o vovô Acácio !

Antes que alguém escutasse minha tia tampa minha boca.

Desato a rir ... sempre fui risonha e as vezes debochada.

Mas aquela aventura estava me intrigando.

_ Pensava que aquela mentira toda devia ter uma razão. Vovô Acácio de Papai Noel era algo inusitado , tudo bem que ele dava presentes o ano todo ,mas ...

Primeiro embebedavam o peru , depois algodão no pinheiro de plástico , agora aquilo .

Entendia que o motivo maior era o Amor, em nome dele a encenação devia sobreviver.

Naquela noite foi com emoção que esperei o Papai Noel , depois que íamos dormir eles guardavam alguns presentes para colocar na beirada da cama ... novamente trazido pelo Papai Noel ... tia Zézé (outra tia avó ) ficava responsável pela missão de nos fazer dormir ... eu não dormia , naquela noite não , teriam que me falar toda a verdade.

Na manhã seguinte, quando tia Zezé contou para minha mãe que eu havia descoberto tudo vi tristeza em seus olhos , me arrependi de ter sido tão "terrível " tão dona da verdade ... e eu só tinha oito anos !

Conclusão : _ Me tornei a maior fã das ilusões que fazem sonhar ,e portanto crescer com alegria e otimismo . Alimenta a alma, que protege na dor, acalma nas perdas .

Ao contrário do que podia parecer nunca deixei de acreditar em Papai Noel.

Daquele dia em diante vi que realmente ele existia , e foi com surpresa que minha família via que eu entendia a mensagem , Papai Noel era Amor, Harmonia, felicidade por compartilhar.

Pois bem, cresci , fui estudar Psicologia ,clinicar desde os vinte e dois anos e em meu caminho apareceu um astrônomo ... mas depois conto essa parte da história.