START 2 - O CHILENO

Meu primo Nando é com se fosse irmão , na verdade nem primo ele é rrss

Quando ele foi trabalhar no Observatório , conheceu lá um astrônomo chileno que se dizia ateu.

Ele era solitário e triste , bebia muito nas longas noites frias que passava na cúpula aberta , observando o céu . Mesmo assim se dizia ateu !

Aquele fato me intrigava , eu cresci em família católica por parte de pai , espírita Kardecista por parte de mãe e de quebra frequentava a umbanda escondida aos 8 anos com uma tia rss e como vizinha uma Igreja Batista que me acompanha até hoje, com seus cantos lindos de louvor !

Estudei em Faculdade Salesiana e tinha aula de todas as religiões, afinal Psicólogo não pode ter religiaõ , ele tem que ser cristão !

Ser do Mundo !

Eu aprendia a conhecer José e via o quanto ele era sofrido e respeitava o cientista que ele era e as muitas descobertas e trabalhos publicados que ele tinha .

Eu ia me tornando cada vez mais mística, mais temente à Deus, a medida que via em meu consultório o milagre do amor, ele resolvendo as diversas questões do comportamento humano.

Sem o amor as teorias não teriam serventia.

Em um Natal o Nando trouxe o José com ele , o que nos encheu de alegria.

Mesmo antes de saber que ele viria senti uma vontade enorme de brincar de desenhar e resolvi seguir minha intuição : _ Fazer um Papai Noel bem grande , com barba e tudo.

Comprei papel B.O, papel colorido , e lá fui eu fazer o chapéu, a calça, e a barba ... lembrei-me do algodão da árvore e fui colando muito algodão , que delícia de terapia rsss .

Ficou lindo, o prendi na porta de entrada pelo lado de dentro , aquela carinha meiga nos sorrindo dia após dia !

Na véspera do Natal , a ceia servida , José entre nós.

Eu ia observando que José estava mais solto, feliz ,risonho, ele sempre tão sério, papos tão " cabeça", mas vi que ele tinha um brilho diferente no olhar ...talvez uma certa paixão contida por mim ...rss

No final da noite ele não ia embora ,me chamou e pediu para conversar, eu gelei ! Tive receio que ele se declarasse , eu não queria melindrar nossa amizade ,e também não podia corresponder ao seu afeto , éramos apenas amigos!

Para meu alívio a conversa era outra.

Ele olha bem sério e diz : Puxa Syl, com seu sotaque chileno, que decepção ! Você uma mulher inteligente,culta,acredita em Papai Noel ?

Eu respirei fundo, me senti totalmente agitada. Elevei meu pensamento ao alto e começei :

_ José , Papai Noel é o símbolo da esperança sem a qual não podemos suportar a jornada terrestre tão árdua e por vezes repleta de dores, perdas .

Papai Noel é a caracterização de um Espírito de Luz que une os povos e não aceita discriminação.

É a materialização da solidariedade, da fraternidade, sem a qual hoje você não estaria aqui em meu lar e sim sózinho no quarto do observatório.

Você só está aqui porque é Natal e em nome de Deus existe a crença de que o bom velhinho nos trará presentes em comemoração ao nascimento do Cristo.

Por amor estamos todos reunidos aqui.

Você percebe que já ganhou o seu presente ?

Foi tirado de sua solidão e está aqui confraternizando com minha família, sentando-se à nossa mesa, e no meu lar sagrado só entram pessoas de luz.

Você percebe em você o brilho do Natal ? A dádiva de Deus ?

José só chorava, aquele cientista duro e pragmático ali se desmanchando em emoções.

Abraçou-me frágil.

Agradeceu-me as palavras que o faziam acordar,e disse entre soluços :

_ Também acredito agora em Papai Noel.

Impossivel não chorar também com ele , e abraçados ficamos olhando o meu desenho e eu rezando a oração "Pai Nosso ".

No ano seguinte José voltou para o Natal, convíviamos o ano todo em harmonia , e isso nos fazia felizes.

Ele descobriu uma nova estrela ,mas no ano seguinte faleceu ainda tão jovem !

Todo Natal lembro-me dele, oro pedindo à Deus por sua felicidade eterna.

Agradeço à Deus por Papai Noel existir em nossos corações esperançosos.

Este ano ele já trouxe meu presente, ver meu marido feliz com seu trabalho.

E você já ganhou o seu ? Ou ainda não vê que o presente maior é a vida ...