TRADIÇÕES DE NATAL NA MINHA TERRA (1)

O Natal aparte da Religião, é uma festa de familia, pois quase todos os portugueses festejam esta quadra sejam Cristãos ou não.

O Natal é uma quadra essêncialmente dedicada às crianças, e no meu tempo (eu nasci e cresci em Atães-Vila Verde-PORTUGAL) ainda não havia computadores nem Plystations, e os jogos e brincadeiras das crianças, eram de origem ancestral, já vinham do tempo dos nossos avós...

As meninas brincavam à macaca e com bonecas feitas de trapos, e outras coisas que não vou agora descrever (pois as carências eram muitas e nestas bandas não se sabia o que eram «luxos»). E nós os rapazes tinhamos as mais diversas fontes de brincadeira, de entre elas pela altura do Natal destacava-se o jogo de Pinhões...

O jogo dos pinhões consistia em ir apanhar as pinhas aos pinheiros mansos (tradição esta já em desuso) pô-las ao calor das lareiras e extrair os pinhões, que depois de devidamente levados e secos, uns iam para as nossas mães e avós usarem na confecção das iguarias que se consumiam na ceia do Natal e Ano Novo, pois tanto os "formigos" como a "Aletria" o "Arroz doce" etc.etc. levavam esta saborosa iguaria, que são os pinhões de permeio. Os outros entravam no circuito de jogos dos rapazes, para jogarem ao pinhão.

Havia vários jogos em que se jogavam os pinhões.-Dos mais populares era o jogo do "par ou Pernão" jogo esse jogado com os pinhões escondidos na mão, em que o inquirido tinha que adivinhar se os pinhões que o inquiridor tinha, na mão, se era par o inquirido tinha de responder "par", e se acertava ganhava os pinhões que o concorrente tinha na mão.-se respondesse "pernão", teria de o concorrente ter pinhões em numero impar.

O jogo de pinhões com a "RAPA" efectuava-se com um objecto parecido e que se jogava como um pião, só que diferia deste, que em vez de ser todo redondo, tinha quatro faces, em cada das faces tinha quatro caracteres... (R=rapa) (T=tira) (D=deixa) (P=põe), em que se jogava à vez. Se saísse R, guardava os pinhões que estavam na mesa, se saísse T, tirava 3 pinhões, D deixava estar os pinhões na mesa, P punha 3 pinhões na mesa, e assim se iam acumulando ou levando os pinhões. e não julguem que não havia Máfia, pois mesmo a pinhões havia mafia nos jogos.

E eram assim passados os dias e noites da quadra natalícia, pois nesse tempo não sabíamos o que era ter um tostão que fosse na algibeira, nem havia a liberdade que há hoje, mas quem for da minha idade(48) ou mais velho, sabe que apesar dessas carências todas, havia muito respeito e solidariedade com os demais, e alegria, muita alegria, pois mesmo com carências o Natal era uma quadra festiva que se esperava, e vivia com grande alegria...Essa é a verdade.

Esta crónica foi publicada nos seguintes sites do autor;

http://ondasdiversas.blogspot.com

http://ataesonline.blog.com

fernando oliveira
Enviado por fernando oliveira em 12/12/2007
Reeditado em 15/02/2018
Código do texto: T775505
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.