Então é natal...

Sempre que chega essa época do ano não há como não lembrar de minha infância. Todo ano, não importava os problemas, as dificuldades, as quedas e as dores do decorrer do mesmo, que nunca eram poucos, quando chegava o natal a gente estabelecia uma espécie de trégua. E nesse momento mágico brotava em mim um poder que chacoalhava meus sentimentos e perspectivas. Evidentemente não entendia muita coisa da vida, muito menos suas exigências, mas esse curto período do ano tinha um significado especial e bem definido pra mim, um significado particular. O natal era capaz de me fazer acreditar que tudo seria diferente no novo ano, seria melhor, renascia minha esperança no futuro e nas pessoas! Era aberta a temporada oficial dos sonhos, e a capacidade de sonhar me deixava extasiado! Era também a segunda chance para fazer o que deveria ter feito da maneira certa no decorrer do ano, mas não havia feito, embora, por enormes dificuldades de expressar meus sentimentos, nem sempre a prática correspondia. Mesmo assim, era o momento mais apropriado pra dizer a cada pessoa do meu lado, mesmo só com um olhar: te amo! Também se tornava o momento para dar um sorriso para a pessoa que havia me magoado, desculpando-a. Em muitas outras vezes esse mesmo sorriso pedia desculpas. Como não poderia deixar de ser, o natal era a oportunidade de dizer a cada pessoa querida que partiu: não esqueci de você! Era o período do ano em que o sorriso nos lábios das pessoas se apossava de todo o sentido de viver... Bom, o tempo passou, já sou um adulto, tenho que pensar como um adulto, reconhecer que muitas pessoas, por motivos particulares, não pensam nem sentem exatamente como eu, pois estão mergulhadas em sofrimentos. Fico muito entristecido com essa realidade, mas ainda assim, sinto esse momento (muito mais mágico do que nunca!) como uma criança. E como antigamente, esse é momento de reafirmar alguns sentimentos. Dessa forma, não poderia deixar de dizer aos meus amigos que estão ao meu lado: amo muito vocês! Aos meus queridos amigos que partiram: não esqueci de vocês! Aos amigos que magoei: me desculpem!!! Aos que me magoaram: prometo tentar superar a mágoa. A todos vocês queridos amigos, desejo um feliz natal e um ano novo cheio saúde, alegrias, satisfações, sucesso, aprendizagens e o que mais for necessário para chegar ao final do ano com a sensação de estarem vivendo plenamente a vida.