É NATAL

É NATAL

I

É Natal!

Sinos dobram na Catedral!

O coral entoa o “GLÓRIA”.

Lembro-me do dia do meu casamento... Um verdadeiro conto de fadas!

A limusine me esperava na porta da igreja. Meu vestido branco, cuja blusa de renda guipure fora ricamente rebordada com pérolas e pedras semi-preciosas, tinha saia farta, em shantung de seda pura e detalhes em palha de seda plissada. Atrás, um grande laço de cetim arrematava a cintura. Na cabeça, o longo véu descia em forma de cascata e percorria toda a extensão do corredor da Catedral. A tiara em pedras semi-preciosas era digna de uma princesa! Meu noivo, de fraque, mais parecia um lorde inglês!

A igreja lindamente decorada! Lírios, jasmins e ramos de alfazema davam um quê de tranqüilidade e, ao mesmo tempo, purificavam e perfumavam o ambiente. A cerimônia foi realizada ao som de orquestra e coro. Ah! A Ave Maria!

No salão de festas tudo era perfeito! A mesa com o bolo decorado, recheado de nozes e baba-de-moça e, sobre ele, um casal de pombinhos com as alianças nos bicos. As lembranças eram miniaturas do bolo.

Que delícia estavam os bombons, os quindins, as trufas, os bem-casados, os macarrones, as balas de alfenins!

No jantar, os garçons serviram do scargot ao faisão, mas também havia um filé de salmão, para aqueles convidados que jamais ousam provar novos sabores.

II

É Natal!

Os sinos voltam a badalar na Catedral.

O coral entoa “AVE MARIA”.

Ontem foi o meu aniversário, por isto estou muito feliz!

A decoração estava uma beleza! Muitas flores, balões de gás e luzes coloridas.

O bolo sobre a mesa era de brigadeiro e os doces, compotas das mais variadas – jenipapo, jaca, laranja-da-terra, limão, figos, pêssegos, goiabas, mamão com coco, abóbora... Muitas frutas frescas também compuseram a mesa.

Caipirinha e cerveja gelada para refrescar. O cheirinho da carne assada invadira o ambiente. Optei por um churrasco para recordar os meus tempos de menina de bairro pobre.

Os convidados chegavam trazendo lindos e valiosos presentes. O DJ era animadíssimo e a festa rolou até altas horas.

III

É Natal!

Os sinos dobram pela terceira vez.

O coral entoa “NOITE SANTA”.

Na semana que vem será a vez de comemorarmos o aniversário do meu marido. Para tal mandamos matar um novilho, três borregos, dois leitões, dez galinhas e um cabrito. Encomendamos alguns barris de chopp, vinhos e refrigerantes. Contratamos uma banda para tocar. Decidimos fazer a festa na nossa fazenda. Uma comemoração simples, apenas para os amigos mais íntimos.

Em tempos de crise é melhor não abusar.

IV

É Natal!

Na Catedral, o padre espera os fiéis para a tradicional Missa do Galo.

O Coral canta “NOITE FELIZ”.

Desta vez não iremos comemorar.

Sou do tempo em que o Natal era celebrado com Missa do Galo, ceia e sapatinhos nas janelas para esperar o Papai Noel.

Junto com papai e mamãe montávamos nossa árvore e a enfeitávamos com bolas e lâmpadas coloridas, piscas-piscas e direito à neve de algodão. Também armávamos o presépio. Nunca entendi bem o sentido daqueles bonecos de gesso nem o que significa o presépio e o porquê de tanta neve num país tropical!

Hoje o velho barbudo trocou o gorro pelo boné, o trenó pela motocicleta e não traz mais presentes para as criancinhas... Hoje, se duvidarmos, ele rouba os presentes delas e, se não se cuidar, acaba sendo assaltado.

Fizemos um balanço das notícias do ano. Violência em todos os lugares, acidentes de aviões e trânsito, mulheres prostituídas, crianças abandonadas e sexualmente exploradas, balas perdidas, seqüestros, famílias desfeitas, incêndios, terremotos, enchentes, nevascas, aquecimento global, jovens drogados, políticos corruptos, doenças, falsos médicos, fome...

E ainda tem gente que sai alheia a tudo, a gastar com presentes caríssimos, roupas e comidas para festejar o Natal! Sejamos solidários com nossos irmãos carentes. Com tanta miséria, não dá pra pensar em gastar com festas. Tudo isto é muito triste!

Presentes...!

Meu marido acaba de me presentear com um enorme diamante! Ah, ele é demais! Adorei!

V

É Natal!

A missa do galo está terminando. Agora não é mais à meia-noite. Começa mais cedo por uma questão de segurança (???).

O coral canta “ENTÃO É NATAL”.

Semana que vem é réveillon. Vamos comemorar a entrada do novo ano em casa de amigos, quando aproveitaremos para combinar as nossas férias. Ainda não sabemos para onde iremos.

Logo chegará o Carnaval! Já mandei desenhar minha fantasia e também a do meu marido e das crianças. Vai nos custar uma pequena fortuna, mas iremos arrasar no desfile de fantasias! Meu marido e eu competiremos na categoria luxo e as crianças na categoria originalidade.

VI

É Natal!

A Missa do Galo terminou.

Enquanto os poucos fiéis se retiram da igreja...

O coral canta “PARA NÃO SER TRISTE”.

É... Hoje é Natal!

Não iremos festejar.

Depois, festejar para quê? Quem? O quê?

Ouvi dizer que é aniversário de um “tal” Jesus.

Nunca ouvi falar desse cara... Por acaso, você sabe quem é?

©Maria Goreti Rocha

Vila Velha/ES - 22/12/07

Direitos Autorais Reservados

Lei n° 9610/98 de 19/02/98

A sua violação constitui crime previsto no

artigo 184 do Código Penal Brasileiro.

.......

DESEJO A TODOS UM FELIZ NATAL E UM ANO NOVO DE MUITAS ALEGRIAS, NA PAZ DE CRISTO!

Maria Goreti.

Maria Goreti Rocha
Enviado por Maria Goreti Rocha em 23/12/2007
Reeditado em 26/12/2008
Código do texto: T788872
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.