A última celebração

Ao se aproximar mais uma vez as festas natalinas, me recordo com saudades do último natal que passei com minha avó. Foi em 1984,um ano atípico aqui em jequié, no sudoeste da Bahia. Foi um ano chuvoso, sim aqui não chove com tanta frequência mas aquele ano foi especial, foram muitas e abundantes chuvas que transformaram a vegetação sempre seca e cinzenta num imenso jardim verde. E isso em pleno mês de dezembro quando aqui a temperatura sempre passa dos trinta e cinco graus.

Minha avó, então era uma octogenária, mais possuia o mais belo sorriso que já vi em minha vida. Um sorriso de esperança, ou de certeza talvez pot ter vivido tantas coisas como ela viveu. Chegou aqui em Jequié, como retirante da seca dos idos anos 40 quando a cidade em que mora, Mairi, não lhe dava mais perspectivas para criar os quatro filhos, pois ficara viúva no ano anterior quando o marido, guarda municipal, fora morto numa troca de tiros com supostos jagunços que assolavam aquela região. na verda a briga era entre grupos políticos rivais daquela região.

Porém isso é uma história que conto depois.

Paulo César da Silva Oliveira
Enviado por Paulo César da Silva Oliveira em 02/12/2005
Código do texto: T80209