O quanto e por quanto tempo você pode pagar?

Jaílson passeava pelo centro de sua cidade quando viu uma multidão não muito longe dali. O que teria acontecido? Chegando mais perto avistou um jovem estirado no chão, com o pescoço quebrado, morto ele estava. À sua volta encontravam-se repórteres, fotógrafos, enfim, toda a mídia. O rapaz, único filho de um empresário famoso na cidade, muito rico. Quando voltava para a sua casinha, numa favela, soube que dois garotos foram assassinados pela polícia em mais uma batalha entre traficantes e autoridades. No dia seguinte, Jailson foi até uma banca de jornal comprar balas e viu na primeira página sobre o suicídio do garoto rico, com foto ampliada e enorme destaque. Onde estava a notícia sobre o assassinato dos garotos? Quase no rodapé da última página policial estava a notícia "Polícia Militar mata dois perigosos membros do narcotráficos.", o detalhe era que os rapazes nada tinham a ver com os traficantes, foram atingidos por balas perdidas.

Quatro meses depois, Jaílson passeava novamente pela cidade e avistou uma nova multidão, aproximando-se viu o corpo de uma mulher, toda ensanguentada, esposa de um outro empresário famoso, morreu esfaqueada pelo próprio marido. Novamente à sua volta estava toda a mídia. Ao voltar para a sua casinha, soube que uma vizinha de porta havia se suicidado após ser largada pelo namorado e pela família devido à gravidez. Dia seguinte, foi à banca com o objetivo de comprar balas. Na primeira página do jornal estava toda a cobertura do dia anterior sobre o assassinato. E o que falava sobre o suicídio da moça da favela? Jaílson procurou por todo o jornal, sem sucesso. Na manhã do dia seguinte foi à banca e viu que o advogado do marido havia conseguido um habeas corpus e agora o assassino responderia ao processo em liberdade. Apenas conversando com algumas pessoas na favela soube que alguns rapazes que foram presos no conflito de quatro meses atrás continuavam presos, aguardando julgamento, mas soube disso apenas pelos moradores, não pelo jornal. Aliás

quem ainda lembrava do garoto que se suicidou? E da moça da favela?

Aliás, quem ainda lembra de um menino chamado João Hélio?

O texto não retrata nenhuma novidade, o que é o mais triste.

Farah
Enviado por Farah em 22/05/2008
Código do texto: T1001199
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.