Caramba viu!

Estou prometendo essa excursão há muito tempo, no entanto ela já está ficando inadiável. Pra onde eu vou? E pra onde eu vou levar esse mundo de gente? A uma clínica de tratamento para depressivos.

Primeiro, conte nos dedos quantas pessoas viraram pra você e te falaram que já teve, ou está com suspeita de ter ou está com depressão? Nossa você tem tudo isso de dedo?Pois bem, a moda agora é substituir as palavras “enxaqueca”, “fadiga”, “fome” e principalmente “preguiça” por depressão.

Uma pessoa levanta-se, toda descabelada, morrendo de sono. A chamada “ressaca” é um adjetivo que doe só de ser pronunciado e admitido. Aí essa mesma pessoa dirige seus olhos a pia da cozinha e se depara com uma pilha enorme de louça pra lavar, secar e depois guardar. O arroz e o feijão junto com a mistura acabaram e você tem que fazer mais, ou então morra de fome. Aí você liga pra mamãe e fala que está com depressão. Simples e prático assim.

Ultimamente tudo é motivo pra ficar depressivo. A minha mãe não gosta de mim. O meu pai gritou comigo. Meu irmão me olha feio. O cachorro me mordeu. E assim segue a vida pra arrumar desculpas até de quem está morto pra ficar com depressão. Então vamos lá.

• Estado deprimido: sentir-se deprimido a maior parte do tempo;

• Anedônia: interesse diminuído ou perda de prazer para realizar as atividades de rotina;

• Sensação de inutilidade ou culpa excessiva;

• Dificuldade de concentração: habilidade freqüentemente diminuída para pensar e concentrar-se;

• Fadiga ou perda de energia;

• Distúrbios do sono: insônia ou hipersônia praticamente diárias;

• Problemas psicomotores: agitação ou retardo psicomotor;

• Perda ou ganho significativo de peso, na ausência de regime alimentar;

• Idéias recorrentes de morte ou suicídio.

E não ao contrário do que citei anteriormente. Se essas pessoas todas que só por que a unha encravou já acha que está com inicio de depressão vissem o estado de uma pessoa que está realmente depressivo, nunca mais falaria uma barbaridade dessas. É extremamente triste. Não há vontade de comer, de beber, de andar, de fazer absolutamente nada. Praticamente a pessoa vegeta.

E aí? Ficou com vontade de entrar no meu ônibus? Está meio lotado, mas faço questão de alugar quantos forem preciso.

Fonte: Site Oficial de Drauzio Varella

Gustavo Barreto
Enviado por Gustavo Barreto em 23/05/2008
Código do texto: T1002342
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.